Crédito: Prefeitura

As baixas temperaturas que atingem a região nesta semana já levaram a Prefeitura de Montenegro a socorrer pelo menos 25 famílias nas noites de terça e quarta-feira.

O Plantão Social é mantido pela Defesa Civil e pela Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania e deve se estender até sexta-feira, quando a previsão é de que o frio comece a ceder. Os pedidos de atendimento podem ser feitos pelo telefone 3632.9133.

Uma das primeiras providências adotadas nesta semana foi o “envelopamento” de três residências que se encontram em condições muito precárias. A ação consiste no fechamento de frestas nas paredes com lonas, para impedir que o vento e o frio atinjam os moradores. “Nossa maior preocupação é sempre com as crianças”, explica o secretário Luís Fernando Ferreira.

Durante as operações, foram entregues ainda 44 cobertores, cerca de 150 peças de roupas, seis cestas básicas do Banco de Alimentos, 48 litros de leite, seis colchões e seis travesseiros. Em virtude da grande procura, este ano motivada por um inverno especialmente rigoroso, a Secretaria já sente a falta de alguns itens para atender as comunidades carentes. As doações podem ser deixadas na sede, no prédio de tijolos situado na altura do Hospital Montenegro, na Apolinário de Moraes.

Doações feitas pela comunidade são entregues pela Secretaria da Habitação para quem necessita
– Crédito: Secretaria da Habitação

Luís Fernando explica que a demanda é maior por roupas masculinas, sobretudo calças e abrigos, e peças para o público adolescente, a partir dos 12 anos. Importante ressaltar que o vestuário deve estar limpo e em condições de uso. Já aqueles que puderem auxiliar com alimentos podem deixá-los também nos locais onde ocorre a vacinação contra a Covid-19, como a Estação da Cultura e os postos de saúde. Doações de camas também são bem-vindas.

Abrigo no Recreo

O Retiro Comunitário de Reabilitação Ocupacional (Recreo) realiza um serviço de acolhimento de moradores de rua, especialmente agora nos dias de frio intenso. Situado na Rua Capitão Porfírio, 1575, o Recreo conta com um espaço reservado para quem precisa pernoitar se protegendo do frio, com direito a alimentação e banho quente.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here