Estação Azevedo

Hoje, o bairro Estação Azevedo é o centro comercial de Capela de Santana Arquivo/FN

Pelo ano de 1910, foi construída a estrada de ferro que ligava São Leopoldo a Montenegro. Ela passava pelas localidades de Portão, Capela de Santana e Pareci Velho. A mesma estrada que, em 1911, chegaria a Caxias do Sul, passando por Salvador do Sul, Barão e outras localidades.

Como a vila de Capela de Santana está situada no alto de uma colina, a estrada de ferro não passou exatamente pela vila. Passou, sim, por um arrabalde da mesma que, pelo visto, era conhecido então como Azevedo. Tanto que a estação ferroviária ali construída recebeu o nome de Estação Azevedo. Ela era situada no local que hoje é conhecido como bairro Estação Azevedo ou, simplesmente, bairro Estação.

Discute-se o porque do nome Azevedo, como se verá em alguns dos textos seguintes a este.

Já se sabe que a família Azevedo foi proprietária de uma grande fazenda que estendia-se de Capela até as imediações de São José do Hortêncio.

No cemitério de Capela de Santana existe uma sepultura que se destaca das demais. Ela é feita de mármore e, conforme informação dada pelo inspetor Ilo, é a primeira sepultura à direita, para quem entra no cemitério. Ali está então os restos mortais de Fernando de Azevedo, que seria, talvez, o último fazendeiro da Bom Jardim. Ilo informa que uma filha de Fernando de Azevedo, que residia em Belo Horizonte, costumava vir eventualmente visitar a sepultura. Ela fez isto até a década de 1990, mas já era idosa e deve ter falecido.

 

Renato Klein113 Posts

Passo do Matiel

A família Heck se encontra

Fundação Rockefeller

0 Comentários

Deixe um Comentário

20 − 12 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página