HM Regional suspende atendimentos no Centro Obstétrico

Suspensão acontece a partir das 19h desta sexta-feira - Arquivo/FN

Em comunicado, o HM Regional (Hospital Montenegro) informou a suspensão imediata e temporária dos atendimentos e novos internados no Centro Obstétrico da unidade hospitalar. A suspensão acontece a partir das 19h desta sexta-feira, dia 6. De acordo com a direção do HM, foi encaminhado ofício para a Secretaria da Saúde do Estado e aos municípios do Vale do Caí.

Conforme o ofício, a suspensão temporária do atendimento no Centro Obstétrico acontece por inviabilidade técnica devido à falta de médicos especialistas em obstetrícia e pediatras para compor a escala de plantão, o que impossibilita a manutenção de uma assistência segura, conforme preconizam as resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM). “A manutenção do funcionamento sem a equipe mínima necessária configura risco iminente à vida das gestantes e recém-nascidos, além de expor os profissionais presentes à responsabilidade ética por omissão ou imperícia forçada pela precariedade.

Em razão disso, o HM Regional informa a suspensão imediata e temporária dos atendimentos e novos internados, incluindo: bloqueio de novas admissões via central de regulação; transferência assistida dos pacientes críticos já internados (conforme a disponibilidade de vagas na rede); busca de profissionais habilitados para completar a escala.

Os municípios deverão, nesse período, encaminhar pacientes para o hospital de referência mais próximo da sua localidade. O HM Regional solicitou à 1ª Coordenadoria Regional de Saúde um plano de contingência pelo período de 15 dias.

0 Comentários

Deixe um Comentário

oito + 14 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password