Primeiro pedágio free flow da região é montado em Capela de Santana e inicia obra de instalação no Caí
Começou nesta quarta-feira, dia 5, a instalação do novo pedágio de free flow em Capela de Santana, na altura do quilômetro 30 da ERS-240, bem perto da divisa com Montenegro. Foi iniciada a montagem da estrutura metálica do pórtico que fará a leitura de tag e placas, através de câmeras e sensores.
O trânsito ficou em meia pista, com sistema de pare e siga, devendo seguir a montagem até amanhã, quinta-feira. Em seguida a Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) deve começar também a instalação na altura do quilômetro 4,6 da ERS 122, no bairro Areião, em São Sebastião do Caí, onde iniciou a limpeza do local e construção da base de concreto. Depois de concluída a montagem, inicia o período de testes e ajustes.
Em fevereiro de 2024 deve começar a cobrança, que vai ocorrer nos dois sentidos, sem cancelas e necessidade de parar. Os proprietários dos veículos terão até quinze dias para pagamento das tarifas através de aplicativo de bancos, site e pontos conveniados. Caso o valor não seja quitado dentro do prazo, o proprietário do veículo receberá uma multa por evasão de pedágio, que acarreta no pagamento de R$ 195,23 ao Governo do Estado, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também em fevereiro está prevista a desativação do pedágio de Portão.
O prefeito do Caí, Júlio Campani, anunciou que em agosto de 2024 deve ser instalado um novo pórtico, entre os quilômetros 19 e 20, junto da divisa com Bom Princípio. Com isso a tarifa será dividida entre os dois pedágios, reduzindo o do Caí pela metade. E informou também que os moradores dos bairros Areião, São Martim e Conceição, terão isenção de um veículo por endereço (família e pequena empresa), inicialmente na praça de Portão e depois no Caí. Em contrapartida a Prefeitura abrirá mão de parte do imposto cobrado da concessionária.
Manifestação em Capela
Moradores de Capela de Santana também estão lutando pela isenção e ontem um grupo participou da sessão da Câmara, pedindo aos vereadores que seja encaminhado um projeto para que a Prefeitura abra mão do recebimento de impostos da concessionária para que residentes no município não paguem tarifa. Uma manifestação está sendo organizada para o próximo domingo, dia 10, das 9h às 15h, no local do pedágio, para pedir por isenção.
0 Comentários