Tupandi une forças para manter a avicultura forte

Prefeitura realizou reunião com representantes de empresas e entidades - Crédito: Prefeitura
A avicultura é uma das principais atividades econômicas de Tupandi, tendo impulsionado o desenvolvimento do município e da região nos últimos anos. Tupandi é reconhecido em todo o estado pelo seu forte desenvolvimento em virtude de diversos incentivos realizados para fortalecer o crescimento da avicultura e da suinocultura.
No total, o município conta com 114 propriedades que trabalham com avicultura, tendo 222 galpões no território tupandiense que alojam aves, entre corte, ovo comercial e matrizeiro.
Na última semana aconteceu uma importante reunião no Centro Administrativo, a pedido da Administração Municipal, juntamente com as Entidades e Cooperativas locais, que reuniu as 9 empresas integradoras de aves que prestam serviços em Tupandi.
O grande foco do encontro era conhecer o cenário atual da avicultura e manter o negócio em alta, enaltecendo que o município possui atualmente quase 6 milhões de frangos alojados. Devido a nossa região sofrer cada vez mais com as altas temperaturas, ocasionando sucessivas estiagens, existe uma preocupação com os cuidados na parte sanitária das propriedades, que caso não sejam vistos com certo olhar de atenção, podem originar futuros vírus e bactérias que poderão trazer grandes problemas ao mercado.
De modo geral, as empresas de integração enalteceram uma atenção redobrada nas pequenas rotinas já conhecidas pelos avicultores, onde se destacam a biosseguridade, que consiste em medidas para evitar a entrada e a propagação de doenças no plantel, garantindo a segurança dos alimentos e saúde dos animais, bem como o bem-estar dos trabalhadores. Ainda, a importância do intervalo de lote para a cadeia produtiva. Estima-se que 60% a 70% do resultado do lote seguinte está vinculado aos procedimentos de intervalo do lote anterior.
A Administração Municipal reforça que essa é uma luta em conjunto que necessita de atitude desde já, com avicultores, integradoras, órgãos e entidades públicas e privadas, todos unidos pelo mesmo propósito que é manter a avicultura aquecida no município. As empresas buscarão reforçar e estar ainda mais presentes nas propriedades. A Secretaria da Agricultura ainda reforça que novas capacitações e cursos serão buscados para tranquilizar, fortalecer e capacitar os agricultores.

0 Comentários

Deixe um Comentário

3 − um =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página