Resultado do Censo da citricultura é apresentado na abertura da safra da bergamota no Caí
Aproximadamente 500 pessoas, entre citricultores, técnicos, representantes de entidades e lideranças, acompanharam na manhã do último sábado, dia 3, a abertura oficial da safra de bergamota de São Sebastião do Caí. O evento ocorreu na propriedade do produtor Neimar Gossler, da localidade de Campestre Santa Terezinha. Em sua 12ª edição, a atividade tem o objetivo de valorizar a citricultura, que tem crescido no município com investimentos em novos pomares e em políticas públicas que visam o fortalecimento da cadeia produtiva.
Durante o evento, a equipe da Emater/RS-Ascar também divulgou um vídeo com dados e informações sobre o Censo de Citricultura, amplo trabalho que mobilizou a comunidade na intenção de gerar informações a partir de visitas e aplicações de questionários com as famílias produtoras de laranjas, bergamotas e limões. O levantamento é um panorama que norteará ações futuras e mesmo a construção de programas que possam auxiliar os citricultores em suas atividades, comentou a extensionista da Emater/RS-Ascar Kátia Huber, que frisou que o vídeo estará disponível no canal da Emater/RS no Youtube, a partir desta semana.
Entre as informações obtidas pelo censo está a da área total destinada à citricultura do município que, atualmente, soma 578 hectares plantados, sendo 189 de bergamotas, 204 de laranjas e 185 de limões. Em relação à produtividade, o levantamento estima que sejam colhidos 24 toneladas de bergamotas por hectare, 26 toneladas de laranjas por hectare e 25 toneladas de limões por hectare. “Para este ano, estima-se que devam ser produzidas cerca de 9,5 mil toneladas de citros, de março a dezembro num total de mais de 15 variedades”, destaca Kátia.
O censo levantou outros dados, como o total de famílias envolvidas (139), o número de propriedades, os principais gargalos e mesmo questões como papel da mulher na atividade, principais pragas e doenças, origem das mudas. “A ação, apoiada pela Prefeitura, se constituiu em um raio x da atividade, o quer possibilitará o incremento da ação de extensão rural e o fortalecimento das políticas públicas”, analisa Kátia. “Também vale destacar que 54% das propriedades consultadas salientaram haver sucessão familiar, o que também é um dado interessante”, comentou a extensionista da Emater/RS-Ascar Angélica Hoffmann Kussler.
Em clima festivo, a família Gossler celebrou a oportunidade de receber produtores, lideranças e representantes de empresas na propriedade. “Isso é algo que muito nos honra, nos deixando motivados para prosseguir trabalhando”, frisou Neimar. Durante a atividade, as mulheres assistidas pela Emater/RS-Ascar e que foram responsáveis pela ampla oferta gastronômica aos visitantes com pasteis, bolos, biscoitos, geleias e outras iguarias elaboradas com citros, também foram valorizadas. “É um momento não apenas de olhar para o futuro da citricultura, mas também de confraternização”, pontuou Angélica.
Presente no evento, o prefeito Júlio Cesar Campani se mostrou emocionado e agradecido ao público presente, especialmente os agricultores envolvidos no trabalho que culminaria no censo. Em sua manifestação detalhou melhorias em infraestrutura e outras ações da Prefeitura entregues à comunidade. Outras autoridades, como o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar Carlos Lagemann, o vice-prefeito de São Sebastião do Caí Mozart Hoff e o secretário de Agricultura Maiquel Kniest, além de representantes de entidades como Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), deputados, soberanas, integrantes de instituições financeiras e outros marcaram presença no dia. A promoção foi da Emater/RS-Ascar, Prefeitura, Secretaria de Agricultura e Associação de Citricultores de São Sebastião do Caí.
Informações e fotos: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
0 Comentários