Projeto do prolongamento da BR-448 até Portão deve ser concluído até a metade deste ano

Rodovia do Parque deve ser estendida até Portão, na RS-240, diminuindo a distância do Vale do Caí e a Serra com a Região Metropolitana de Porto Alegre, além de desafogar a BR-116. - Crédito: Reprodução

O projeto de extensão da BR-448 até Portão deve estar pronto até a metade deste ano. A informação foi do ministro da comunicação, Paulo Pimenta, durante a visita do presidente Lula ao Rio Grande do Sul, na última sexta-feira. Na ocasião, Pimenta também falou sobre a retomada das obras da BR-116, no Vale do Sinos, citando a ponte sobre o rio do Sinos e o viaduto do bairro Scharlau, ambos em São Leopoldo. Ele informou que devem ser investidos cerca de 450 milhões de reais, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), nas obras de melhorias da BR-116, que tem sido um gargalo, devido aos constantes congestionamentos.

Sobre a Rodovia do Parque ter o prolongamento até Portão, na RS-240, diminuindo a distância do Vale do Caí e a Serra com a Região Metropolitana de Porto Alegre além de desafogar a BR-116, Paulo Pimenta confirmou que as empresas contratadas devem concluir o projeto até a metade deste ano. Alegou que o atraso foi decorrente das constantes chuvas no ano passado, impedindo as sondagens de terreno devido aos alagamentos. Frisou que ocorreram ajustes trajeto inicialmente previsto, para reduzir o impacto ambiental e agilizar o andamento dos trabalhos. Para isso deverá ter um trecho maior de pista elevada, sendo mais reto e atingindo menos propriedades.

Ainda não se tem previsão para o início das obras. Só após a conclusão do projeto poderá ser feita a licitação para definir a empresa que vai executar a obra, com custo estimado de cerca de R$ 1,7 bilhão para cerca de 18 quilômetros e previsão de construção em cerca de três anos. Atualmente a BR 448 vai do entroncamento com a BR 116 em Sapucaia do Sul até a BR 290 em Porto Alegre, com extensão de 22 quilômetros, entregues em 2013. Além do prolongamento até Portão, já se cogita a extensão da BR 448 até Caxias do Sul, com mais 82,6 quilômetros. Seria um terceiro trecho, desde Portão, ligando com a RS 452, RS 453 e BR 116, na Serra. O investimento neste terceiro prolongamento seria muito maior, de cerca de 8 bilhões de reais, mas ainda necessita de estudo e projeto.

0 Comentários

Deixe um Comentário

19 − 10 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página