Granizo provoca estragos no Estado e previsão indica novos temporais

Temporais acompanhados de queda de granizo provocaram estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul na noite deste sábado (26). Conforme a MetSul Meteorologia, o fenômeno se formou na região Oeste do Estado após o avanço de uma massa de ar muito quente.
Santiago e Alegrete estão entre os municípios mais afetados. Em algumas localidades, as pedras de gelo atingiram grande tamanho, chegando a ser comparadas a ovos. Telhados e veículos foram danificados, enquanto o granizo se acumulou em ruas e avenidas.
Em Santiago, mais de 4 mil pessoas foram afetadas e cerca de mil residências sofreram danos. Em Alegrete, aproximadamente 2 mil moradores foram atingidos, com cerca de 300 casas danificadas. São Francisco de Assis, Júlio de Castilhos e Manoel Viana também registraram estragos.
Após os temporais, moradores formaram filas em estabelecimentos comerciais em busca de lonas e telhas para proteger as residências atingidas.

Grande volume de chuva para o Vale do Caí
O alerta para condições de tempo severo permanece no Estado até a próxima terça-feira (29). A previsão indica possibilidade de novos temporais, vendavais, queda de granizo e volumes elevados de chuva.
Os acumulados podem superar 100 milímetros e, em alguns pontos, ultrapassar 200 milímetros. A chuva intensa aumenta o risco de alagamentos e elevação dos níveis de rios e arroios, que ainda apresentam níveis elevados em razão da enchente registrada na última semana.
Na região do Vale do Caí, conforme a Climatempo, a previsão para São Sebastião do Caí e Montenegro é de aproximadamente 30 milímetros de chuva neste domingo (27). Para segunda-feira (28), os volumes previstos ficam entre 80 e 90 milímetros, enquanto na terça-feira (29) são esperados mais cerca de 60 milímetros.
Também há previsão de chuva significativa na Serra Gaúcha, o que pode aumentar o risco de elevação do rio e arroios, com novos episódios de cheia na região.
Deixe um Comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.



0 Comentários