Grande volume de chuva na Serra causa preocupação e Defesa Civil está em alerta

Rio Caí está sendo monitorando na região (foto) e em Caxias do Sul já entrou em cota de inundação - Crédito: Defesa Civil do Caí

Não é só a chuva nas cidades do Vale do Caí que causa preocupação, mas principalmente o grande volume que ocorre na Serra.

Conforme a CPRM, que monitora a bacia hidrográfica do rio Caí, em Caxias do Sul choveu 123 milímetros nas últimas 24 horas e o rio Caí já entrou em cota de inundação. A régua em Nova Palmira (Caxias) mostra que o rio subiu de 1m70cm para mais de 5 metros somente hoje, marcando 5m07cm às 15h45. Inclusive já estão ocorrendo problemas como deslizamentos, causando interdição na BR-116, em Vila Cristina (km 167) e na divisa com São Marcos (km 127), com risco de novos desmoronamentos.

Em Feliz a situação é de atenção, com o rio tendo subido de 1m65cm para 5m47cm até as 16h deste domingo. E um acumulado de chuva de 91 milímetros nas últimas 24 horas.

Em São Sebastião do Caí, até o final da manhã, o rio estava em 4m30cm às 11h. A cota de inundação no Caí é a partir dos 10m50cm.

E em Montenegro, onde a cota de inundação e a partir dos 6 metros, já está em situação de atenção, marcando 3m06cm às 16h.

Em todas as cidades a Defesa Civil está em alerta, tanto quanto ao risco de nova enchente, como pelo perigo de deslizamentos, já que ambos causaram inclusive mortes entre o final de abril e o início de maio no Vale do Caí. “Estamos monitorando, em contato direto com a Serra. Seguimos de prontidão em caso de necessidade”, diz o coordenador da Defesa Civil caiense, Enio dos Santos. “Desde ontem estamos monitorando a subida do rio. Está chovendo muito na Serra e por isso é importante a prevenção, com o plano de contingência em alerta”, afirma Clóvis Pereira, coordenador da Defesa Civil em Montenegro.

A região ainda sofre os impactos das grandes enchentes de novembro do ano passado e de maio deste ano, que além dos prejuízos aos municípios provocaram assoreamento do rio Caí e arroios, o que aumenta o risco de novas cheias.

0 Comentários

Deixe um Comentário

16 + 7 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página