Rio Caí sobe rapidamente e região terá mais uma enchente

Em São Sebastião do Caí (foto) o rio já se aproxima da cota de inundação - Crédito: Prefeitura

A elevação rápida do rio Caí, principalmente devido ao grande volume de chuva na Serra e no próprio Vale do Caí, projeta que teremos uma nova enchente na região.

Em São Sebastião do Caí o rio subiu muito. Chegou a subir 83cm entre 16h e 17h, além de mais 70cm na hora seguinte. Depois elevou mais 44cm, 52cm e agora na última hora mais 48cm, marcando 10mm34cm às 21h conforme a régua da Defesa Civil. Portanto, já se aproxima da cota de inundação no Caí, que é a partir dos 10m50cm. E a Defesa Civil já está com seus caminhões nas ruas, pedindo para os moradores das zonas ribeirinhas reunirem seus pertences e ficarem atentos. Em caso de necessidade deve entrar em contato pelos telefone 980509627. Segundo boletim da CPRM, a previsão é de que o nível alcance pelo menos 13m32cm às 3h da madrugada de segunda-feira. Isso se seguir subindo nesta média, tendo também a elevação de arroios como Cadeia e Forromeco, entre outros afluentes.

O problema é que chove muito na Serra. De acordo com a CPRM choveu 141 milímetros em Caxias do Sul nas últimas 24 horas, provocando uma elevação do rio Caí de mais de 5 metros só neste domingo, sendo que às 19h45 a régua marcava 6m97.

Em Feliz o rio se aproxima da cota de inundação de 9m, tendo subido quase 7 metros e marcando 8m42 às 20h.

No Vale Real também está perto do nível de inundação, que é de 8m, tendo a régua da Defesa Civil marcado 7m20 às 20h.

E em Bom Princípio se encontra em estado de emergência, com o rio marcado 13m10 às 21h.

Em Montenegro também já tem alerta. No final da tarde, às 17h, o nível do rio estava em 3m30, tendo subido 24cm em uma hora. A conta de inundação é de 6m, mas ainda tem muita água para descer. A projeção da CPRM para Montenegro é de 5m74cm para em torno de 3h, já próximo da cota de inundação. É projeção, que pode variar conforme o volume de chuva.

Novamente a região está toda em alerta. O Vale do Caí ainda sofre os impactos das grandes enchentes de novembro do ano passado e de maio deste ano, que além dos prejuízos aos municípios provocaram assoreamento do rio Caí e arroios, o que aumenta o risco de novas inundações.

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

3 × 1 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página