Comitê ESG completa um ano e é lançado o HM Sustentável

Ações visam melhorar práticas voltadas em questões ambientais, sociais e de governança

O termo ESG surgiu em 2004 como substituto da responsabilidade social nas organizações visando melhorar o relacionamento com a sociedade. Com o aumento da valorização do meio ambiente e da vida em sociedade, as práticas que beneficiam as pessoas passaram a ser mais desejadas. O ato de cuidar das pessoas está além do olhar para sintomas e doenças, pois precisa contemplar o indivíduo como um todo e o seu entorno.

Reuniões do comitê ESG são semanais

O Hospital Montenegro (HM Regional), que sempre esteve atento aos preceitos ambientais e sociais, criou em 2022 o Comitê ESG HM, o qual se reúne semanalmente visando melhorar práticas voltadas em questões ambientais, sociais e de governança. Os colaboradores do HM têm encaminhado sugestões de iniciativas e projetos para melhorar a relação com as pessoas e o mundo. Atualmente o ESG ganhou força e se tornou uma das pautas mais importantes nas organizações, alinhando os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Isso estabelece um caminho claro para governanças que priorizam questões ambientais e sociais.

HM Sustentável

Ao completar um ano de Comitê ESG, o hospital lançou o HM Sustentável. O objetivo é buscar estratégias viáveis que, além de resultados financeiros, apresente práticas para reduzir o impacto nas diversas atividades.

Entre as ações já adotadas estão, por exemplo, a redução de 10% do consumo mensal de enxoval, incluindo o reaproveitamento, como roupa de cama, uniforme e outros materiais. Também a redução de água e energia. “É resultado da conscientização e melhorias de processo”, destaca a analista ambiental e engenheira química, Caroline Motta. Juntamente com Jaqueline Endres (secretária da direção) e Rosangela Mello (gerente financeira), ela cita outras práticas que também já foram adotadas. Entre elas está a redução do desperdício de alimentos, com a participação de colaboradores e pacientes, assim como de insumos e materiais. E intensificar ações de sucesso que já vinham ocorrendo, como os enxovais para as gestantes, numa parceria entre AOASE e SESC Maturidade Ativa, que já ocorre faz cerca de 15 anos.

Diversas ações são realizadas, como a confecção de enxovais para gestantes e reaproveitamento de materiais – Crédito: HM

Outra ação já apresentada é o Projeto das Bituqueiras, desenvolvido com o objetivo de conscientizar e orientar o descarte correto para haver a diminuição da poluição ambiental gerada pelas bitucas de cigarros, proporcionando a coleta adequada desses resíduos.

Várias ações, apresentadas por colaboradores e coordenadores, foram premiadas pelo HM Regional, pelas boas práticas que incrementaram. A meta é ampliar o programa para 2024, com mais ações de redução de consumo de luz e água, tratamento de efluentes, reaproveitamento de água e de óleo de cozinha, além de parcerias com empresas para a prevenção da saúde, entre outras ações.

0 Comentários

Deixe um Comentário

17 − 12 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página