Alerta: ciclone pode causar alagamentos e elevação do rio

Depois do calor que está previsto para essa terça e quarta-feira, dias 4 e 5, com temperaturas máximas podendo chegar a 30 graus, na quinta-feira o tempo deve começar a mudar. Na quinta-feira a temperatura já deve baixar. E para sexta-feira, dia 7, foi emitido um Alerta Meteorológico devido ao avanço de um sistema de baixíssima pressão atmosférica e formação de ciclone extratropical no Rio Grande do Sul.
Conforme o Baroclima Meteorologia, existe o alerta para o elevado risco de enxurradas, alagamentos e inundações nas áreas urbanas e rurais. A maioria das simulações acumuladas são superiores a 90 milímetros em poucas horas. Além disso, há risco para vento moderado a forte.
A preocupação para a região é quanto ao risco de temporal, com chuva forte e excessiva em curto espaço de tempo, o que pode gerar transtornos quanto a alagamentos. Volumes entre 50 e 100 milímetros são esperados para praticamente todas as cidades do Vale do Caí e Região Metropolitana. E este acumulado de chuva pode ser ainda maior, de até 150 mm, em pontos isolados, incluindo a região da Serra Gaúcha. Na sexta-feira e no sábado as rajadas de vento podem ser entre 60 e 80 km/h.
Com o grande volume de chuva previsto, não é descartada a cheia de rio e arroios. A preocupação é também com a região da Serra, onde fica a parte alta do rio Caí. Isso ainda vai depender da confirmação dos volumes. É muito importante o monitoramento do volume de chuva e do nível do rio e arroios.



0 Comentários