Valdemar Variani tinha 78 anos e uma história de grandes investimentos no Caí - Crédito: Renato Klein/FN

Nascido no município serrano de Flores da Cunha, onde trabalhava na agricultura, Valdemar Variani veio ainda jovem para São Sebastião do Caí e desenvolveu importantes empreendimentos no setor de restaurantes. Muito trabalhador e atencioso, Valdemar conseguiu grande sucesso nos empreendimentos graças ao bom atendimento aos clientes.

Começou no Caí em 1972, como gerente da Churrascaria União, no bairro Vila Rica, junto ao antigo traçado da RS 122 . Depois criou a Tratoria di Variani,  ao lado do Parque Centenário.

Valdemar Variani era um dos maiores empresários da região
– Arquivo/FN

Em julho de 2001, quando foi aberto ao tráfego o novo traçado da RS-122, passando pelo bairro Angico, ele inaugurou a nova Tratoria di Variani junto à rodovia.

Com instalações amplas e a qualidade de comida e atendimento que fez a sua fama, o novo estabelecimento teve sucesso imediato.

Com constantes aperfeiçoamentos e ampliações, a Tratoria tornou-se referência de comida boa e excelente atendimento. Mas não se deu satisfeito por isso.

Alguns anos depois, Valdemar abriu o restaurante União, no outro lado da rodovia, que depois foi ampliado com a instalação de um hotel.

Restaurante Di Variani é uma referência em gastronomia na região e no Estado
– Arquivo/FN

Sempre com o desejo de fazer mais e melhor, Valdemar Variani, alguns anos atrás, começou a construção de um grande hotel ao lado da tratoria. A crise econômica e também em virtude de uma grave doença que quase lhe tomou a vida, ele se viu obrigado a suspender a obra por alguns anos.

Então, para tocar adiante a construção, Valdemar lançou um novo empreendimento. Um loteamento residencial situado entre o Parque Centenário e a antiga tratoria.

E continuou inovando. Depois instalou um complexo de captação de energia solar, ao lado da Tratoria, composto por 700 painéis. Com isso conseguiu significativa diminuição no gasto com energia elétrica. (Fonte: Reportagem de Renato Klein no Fato Novo

A despedida

Valdemar Batista Variani fez tanto pelo Caí que recebeu o título de Cidadão Caiense, entregue na Câmara de Vereadores. Foi um reconhecimento ao trabalho para a comunidade, sendo muito estimado.

Aos 78 anos, estava internado em Caxias do Sul, com complicações decorrentes da Covid-19, vindo a falecer neste sábado, dia 17. Três semanas antes a esposa Irma também faleceu pela mesma causa. O casal tinha a filha Vanessa, além de demais familiares, amigos e clientes, que estão muitos consernados com a partida do empresário. O próprio restaurante comunicou o falecimento. “Nós do restaurante Irmãos Variani Cia Ltda (União) comunicamos com pesar o falecimento do sócio e fundador, Sr Valdemar Batista Variani, ocorrido no dia de hoje, 17/04/2021”. “Com pesar comunicamos o falecimento do Sr. Valdemar Batista Variani,  sócio-fundador do Restaurante Di Variani e Variani e Cia Ltda.”

Muitas outras homenagens estão sendo prestadas nas redes sociais. Os Bombeiros Voluntários Caienses ressaltaram que o empresário era um grande amigo e apoiador, lembrando que o restaurante Variani faz a doação da alimentação noturna para a corporação há mais de 25 anos.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here