Vacinação vai ocorrer pela manhã em drive-thru do Parque Centenário - Crédito: Prefeitura

Foi grande a procura novamente hoje, quarta-feira, dia 24, pela vacina contra o coronavírus. Chegou a ocorrer fila no drive thru do Parque Centenário, no início da manhã, mas logo os idosos a partir dos 70 anos eram vacinados, assim como aqueles que procuraram o reforço da segunda dose.

De acordo com a enfermeira Nicole Ternes, chefe do Setor de Imunizações da Secretaria Municipal da Saúde, a vacinação continua nesta quinta-feira. Restam 150 doses para os idosos com mais de 70 anos que serão vacinados no Centenário e 30 doses para os profissionais da saúde que estão sendo imunizados na Vigilância Sanitária. No total hoje foram aplicadas 1200 doses.

Com relação a eventuais filas, houve uma mudança na disposição dos carros para não prejudicar o fluxo nas imediações. O acesso ao Parque continua ocorrendo pelo portão principal, na Rua Ibiá, mas os motoristas devem se posicionar, a partir dali, na Alberto Gotseelig, na lateral do Parque. Agentes da Guarda Municipal devem fazer a orientação, evitando transtornos para o trânsito da Rua Buarque de Macedo.

A expectativa é de receber em breve outros lotes de vacinas, para que mais grupos prioritários possam ser beneficiados.

Vacinas diferentes

Ocorreu uma situação em que uma idosa acabou recebendo doses de vacinas diferentes. Primeiro ela recebeu a vacina da Oxford e nesta semana da Coronavac. O equívoco foi descoberto por um familiar e confirmado pela Secretaria da Saúde. Lembrando que as duas doses devem ser da mesma vacina. Por isso a idosa está sendo monitorada, para verificar em caso de algum efeito colateral. Foi um caso isolado, mas já ocorreram outras situações no país e não tiveram efeitos adversos. Mesmo assim o fato foi comunicado ao Ministério da Saúde como erro programático. O próprio prefeito Gustavo Zanatta, ao tomar conhecimento do equívoco, entrou em contato com a família, se desculpando e colocando à disposição para a necessidade de qualquer tipo de atendimento médico.

Quem se vacinar deve prestar atenção nas datas para a segunda dose. Se recebeu a primeira dose da Coronavac o intervalo para o reforço é de 28 dias. Já da Oxford é de 90 dias.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here