Mais de 200 quilos de lixo são recolhidos no morro São João
Desde o dia 11 de janeiro de 2021, o mais conhecido ponto turístico de Montenegro começou a ser alvo de limpezas periódicas. Para conservar a natureza e manter o espaço em condições de receber visitantes, todas as segundas-feiras, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) realiza uma ação de manutenção do Morro São João. Desde que esse trabalho começou, foram recolhidos cerca de 200 quilos de lixo.

– Crédito: ACOM/Prefeitura
De acordo com o chefe do serviço de Educação Ambiental da SMMA, Ronei Cavalheiro, os resíduos que podem ser reciclados têm destinação ambientalmente correta através da empresa que é parceira no Dia do Descarte. “Já o lixo que não é aproveitado se coloca na coleta seletiva”, enfatiza Ronei. O chefe do setor ainda observa que jogar lixo em áreas verdes é uma infração grave pela Lei de Crimes Ambientais (Lei N.º 9.605/98) e quem cometer esse tipo de ato pode responder criminalmente. “As pessoas devem ter consciência ao subir o Morro, colocando os rejeitos nas lixeiras que estão na estrada que levam até o topo”, enfatiza.
Ronei destaca, ainda, a importância da separação do lixo seco e do orgânico dentro de casa, respeitando o cronograma da coleta seletiva e não descartando os resíduos em áreas verdes. “Todas as ações coíbem a degradação ambiental e o risco para a saúde da população local”, salienta. A Prefeitura Municipal de Montenegro promove, pelo menos duas vezes por mês, o Dia do Descarte Correto justamente para que a comunidade tenha onde descartar os resíduos que não são recolhidos pela coleta seletiva. As ações de fiscalização também serão frequentes para evitar esse tipo de crime ambiental.
0 Comentários