Cães ficam feridos com espinhos de ouriço no centro de Montenegro

Quatro cachorros de rua receberam atendimento em clínica veterinária - Crédito: Secretaria de Meio Ambiente

No início da manhã de hoje, terça-feira, dia 18, moradores da Rua Capitão Cruz, próximo ao centro de Montenegro, estranharam quando encontraram alguns cães de rua feridos com diversos espinhos em seus focinhos. Prontamente a comerciante Margarete Souza Dias entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pois os cachorros estavam tomados de espinhos e chorando de dor.

Joana Santos, que atua no setor do bem estar animal e das castrações, da Secretaria de Meio Ambiente, foi ao local, com o apoio da Vigilância Sanitária do município. Três cães foram encaminhados para clínica veterinária, onde os espinhos foram removidos. Dois machos também já receberam castração. Um quarto cachorro, que também estava com espinhos, foi localizado mais tarde e também recebeu atendimento, além da castração.

Cães foram encaminhados para atendimento veterinário
– Crédito: Secretaria de Meio Ambiente

De acordo com os moradores, os cães teriam ficado feridos ao encontrarem um ouriço no mato atrás dos antigos trilhos, próximo da Colina Schenkel. As lesões nos animais de rua foram causadas pelos espinhos cravados na cabeça e focinhos, com o agravante de ficar tentando tirar, o quê machucou ainda mais. Dependendo do caso, a situação poderia se agravar e até causar a morte. Por isso o atendimento era urgente.

Após a remoção dos espinhos, os cães estão bem. Fica o alerta para os cuidados necessários em caso de encontrar um animal silvestre. Margarete agradece o rápido atendimento da Secretaria do Meio Ambiente.

Espinhos são utilizados como defesa pelo animal silvestre
– Crédito: Elisa Ilha

Conforme o comandante do Pelotão Ambiental (Patram), da Brigada Militar, tenente Luis Fernando da Silva, com a chegada da primavera, época de acasalamento, aumenta a circulação de animais silvestres, inclusive em área urbana. E os espinhos são o sistema de defesa dos ouriços. Eles são comuns no Estado. Costumam se refugiar em copas de árvores e galhos, alimentando-se de folhas, flores e frutas.

0 Comentários

Deixe um Comentário

oito + 6 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página