Ambulatório Pós-Covid atendeu a 1.445 montenegrinos

Com a queda nos casos de coronavírus, laboratório deve ser desativado em breve - Crédito: Prefeitura
Desde que foi lançado, em 22 de abril, o Ambulatório Pós-Covid já beneficiou a 1.445 pessoas que ficaram com alguma sequela da doença. Atualmente, cerca de 40 estão recebendo atendimento. A menos que a procura volte a crescer, a Prefeitura informou que a unidade será desativada em breve e os serviços incorporados ao dia a dia da Secretaria Municipal da Saúde de Montenegro.
No começo do ano, à medida que a pandemia avançava, houve a constatação de que muitos pacientes, ao deixarem os hospitais, continuavam precisando de acompanhamento médico em virtude dos efeitos deixados pela doença. Entre eles, redução da capacidade respiratória, demora na recuperação do paladar e do olfato, insuficiência renal e dificuldades de locomoção. O objetivo foi enfrentar estas consequências e devolver aos pacientes a saúde plena.
Das 1.445 pessoas que passaram pelo Ambulatório, a maioria (787) precisou de acompanhamento fisioterápico e outras 256, neurológico. Também foram requisitados mais de 280 exames de diagnóstico, com destaque para tomografia de tórax (98).
Os pacientes chegam ao serviço de duas formas: a partir de triagem feita por clínico geral na própria Secretaria e por encaminhamento realizado pelo Hospital Montenegro. No Ambulatório, que funciona diariamente das 14h às 22h, estão à disposição profissionais de Neurologia, Pneumologia, Psiquiatria, Psicologia, Fonoaudiologia, Cardiologia, Nutrição, Pediatria, Urologia e Fisioterapia.
A secretária Municipal da Saúde, Cristina Reinheimer, observa que a redução na procura era esperada. “Felizmente, graças à vacinação, o número de casos de Covid-19 vem diminuindo de forma consistente. E entre aqueles que já estão imunizados, poucos acabam precisando de internação quando contraem a doença”, explica. A última morte por Covid-19 em Montenegro foi registrada dia 13 de setembro.
O prefeito Gustavo Zanatta festeja os resultados do Ambulatório Pós-Covid. “Estes números mostram que estávamos certos ao investir neste tipo de atendimento, uma iniciativa inédita em nosso Estado e que serviu de exemplo para outros municípios”, destaca. Ele lembra que, desta forma, a Prefeitura colaborou na reabilitação dos pacientes. “A Saúde sempre será uma das nossas prioridades”, garante.
Atendimento Pós-Covid – até 31/10/2021
Neurologista – 256 pessoas
Pneumologista – 161 pessoas
Médico clínico – 209 pessoas
Fonoaudiologia – 32 pessoas
Fisioterapia – 787 pessoas
Total – 1.445
Exames
Tomo Tórax – 98 pessoas
Espirometria – 46 pessoas
Ecodoppler – 60 pessoas
Ecocardio – 29 pessoas
Raio X de Tórax – 50 pessoas
Total – 283

0 Comentários

Deixe um Comentário

quinze + 4 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página