Crédito: Divulgação

Os problemas crônicos no fornecimento de energia em alguns pontos de Harmonia levaram a administração municipal a realizar uma nova reunião com representantes da RGE Sul. No encontro, ocorrido na última sexta-feira, dia 5, foram solicitadas trocas de postes, poda de árvores que encostam em fios e alterações no traçado das redes que passam em propriedades privadas.

As questões foram discutidas pelo prefeito Ernani Forneck (PTB), vice Leozildo Lira (PSDB) e pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Kunzler “Tomate”. Por parte da companhia, participaram o gerente de Relacionamento com o Poder Público, André Luis da Silva, e o chefe de Atendimento das Equipes, Alexsandro Morais.

Um dos problemas se arrasta desde 2015 nas localidades de São Benedito e Saudades, onde segue sendo esperada a colocação de três postes que serviriam para interligação com a rede nova, sendo então possível retirar a antiga do mato. A demora na resolução está causando problemas frequentes, já que essa rede fornece energia para dois poços de abastecimento público, atingindo 67 famílias e prejudicando a produção de 18,5 mil suínos e mais de 100 mil frangos alojados na comunidade.

Já em Morro Peixoto, o pedido é pela alteração do traçado da rede que passa sobre telhados e construções de diversos moradores. Na reunião, foi apresentado um relatório fotográfico para a RGE entender a abrangência do problema.

Já no Morro Azul, um poste está com a base podre e está prestes a cair, sendo escorado por outro poste. A RGE Sul até havia perfurado o buraco para substituir a estrutura, mas acabou atingindo a rede pluvial, interrompendo o trabalho e gerando prejuízo aos cofres municipais.

O prefeito ainda cobrou a realização de poda de árvores junto à rede de energia na localidade de Morro Peixoto. Isso já que aquela é a principal rede que abastece o Município. Ela passa por dentro das propriedades rurais, onde a cada vento os galhos tocam os fios e isso acaba desarmando o transformador, deixando vários moradores no escuro.

A lista de solicitações abrangeu ainda a troca, nos registros da companhia, do nome da localidade de Canto Lerner para Linha Lerner. Além da mudança do sistema de endereços de urbano para rural. O motivo é que os erros causam transtornos para os agricultores locais, que acabam tendo rejeitados pedidos de recadastramento da energia rural.

Os representantes da RGE, por sua vez, informaram que, no ano de 2019, foram investidos em Harmonia R$ 730 mil com a implantação de várias redes novas nas localidades do Morro Santo Antônio ao Bairro Floresta, Morro do Cedro, São José do Sul a Harmonia e Vila Rica. Além disso, houve diversas substituições de postes de madeira por concreto.

Atualmente, segundo a empresa, restam 773 postes de concreto e 470 de madeira para serem substituídos na área rural. Na área urbana, são 610 postes de concreto a serem trocados. O trabalho tem previsão de ser concluído nos próximos cinco anos.

A RGE também instalou um posto de atendimento ao consumidor na cidade, na Rua 25 de Julho, n° 507, sala 1. O local serve para esclarecer dúvidas, fazer pedidos e reclamações.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here