Bombeiro voluntário morre em acidente de moto na ERS-124 no Matiel

Um bombeiro voluntário morreu em acidente de moto no início da manhã deste sábado, dia 14, na ERS-124, altura da localidade de Matiel, em Pareci Novo. Por volta de 8h, Tiago Teixeira Costa, que completou 43 anos na última segunda-feira, estaria trafegando com a moto Yamaha YBR 125 Factor em direção a São Sebastião do Caí. Ele teria passado a noite no plantão da unidade dos bombeiros de Pareci Novo e seguia para o quartel do Caí para mais uma escala de serviço voluntário, quando, em uma curva, próximo da Sociedade do Matiel, acabou perdendo o controle da direção.

Na curva perto do cemitério do Matiel teria intensa movimentação em razão de um velório nas proximidades. Tiago teria caído junto as pedras da margem da rodovia e na queda acabou perfurando os pulmões. O bombeiro foi encontrado ao solo, ainda com o capacete e o uniforme. Foi socorrido pelos próprios colegas e equipe do Samu, sendo iniciados os procedimentos de reanimação cardiopulmonar e encaminhamento ao HM Regional (Hospital Montenegro). Apesar do empenho dos socorristas, não resistiu a gravidade dos ferimentos. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência e a Polícia Civil será a responsável por apurar as circunstâncias do acidente.

Ajudou no parto
Familiares, colegas e amigos ficaram consternados com o falecimento de Tiago. Muito dedicado, era bastante querido. “Tiago deixou um legado de dedicação, coragem e companheirismo junto ao Corpo de Bombeiros Voluntários”, destaca a homenagem prestada pelos colegas nas redes sociais. Atuou nas corporações do Caí, Pareci Novo e Harmonia, além do Samu, por cerca de 15 anos. “Era uma pessoa incrível. Estava sempre pronto para ajudar”, destaca o comandante dos bombeiros caienses e da Associação dos Bombeiros Voluntários do Estado (Voluntersul), Anderson Jociel da Rosa, muito consternado. “Construiu uma história de compromisso, coragem e amor ao próximo, atuando de forma incansável, sempre demonstrando profissionalismo, empatia e espírito de serviço”, completa. “Sua partida representa uma perda irreparável para a corporação, para os colegas de farda e para toda a comunidade que, em inúmeros momentos, foi amparada por seu trabalho. Seu exemplo seguirá inspirando gerações de voluntários”, ressalta.
O comandante Anderson lembra um fato marcante e recente da trajetória de Anderson nos bombeiros. No final do ano passado, durante a madrugada de 28 de dezembro, uma família pediu ajuda na unidade dos Bombeiros de Pareci Novo. Uma gestante estava em trabalho de parto no interior do carro conduzido pelo seu esposo. Tiago e uma colega realizaram os procedimentos de emergência, com atendimento pré-hospitalar obstétrico, realizando o parto dentro do próprio veículo. O bebê nasceu bem, sendo depois o recém-nascido e a mãe encaminhados ao hospital. “Ele tinha ficado muito feliz por ter ajudado”, recorda Anderson.

Despedida
Tiago Teixeira Costa deixa os filhos Enzo e Isadora, irmã, tios, sobrinhos, demais familiares, colegas e amigos. Natural de Bagé, ele residiu no Caí, onde tem seus familiares, e mais recentemente tinha se mudado para Harmonia.
O velório vai ocorrer na capela da Funerária Hartmann no bairro Quilombo, em São Sebastião do Caí. A despedida esta prevista para o final da manhã de domingo, dia 15, com cerimônia às 11h, seguida de sepultamento no Cemitério Católico da Conceição, também no Caí.




0 Comentários