Próxima da comunidade e em movimento pelo saber, UCS celebra 56 anos
Mais um marco em uma trajetória de realização através da difusão do conhecimento e da conexão com a comunidade, a Universidade de Caxias do Sul completou 56 anos na última sexta-feira, 10 de fevereiro. A celebração, a partir da tradicional missa de ação de graças na Catedral Diocesana Santa Teresa, ocorreu ontem, dia 14 de fevereiro, terça-feira.
“Cada ano que passa para a UCS marca incontáveis conquistas conectadas à evolução. Institucionalmente, mas através de pessoas, que se tornam profissionais, qualificados à excelência, impactam as comunidades em que se inserem e desenvolvem a sociedade. É um processo contínuo, ciclo impulsionado a cada dia a partir de novos sonhos e desejos aqui depositados, da dedicação de alunos, professores e toda a comunidade acadêmica”, contextualiza o reitor, professor Gelson Leonardo Rech.
São muitos os que forjaram suas histórias junto à da Instituição: quase 123 mil UCS Alumni, ex-alunos de graduação e pós-graduação, para além daqueles que vivenciaram experiências em extensão e outras formas de conexão universitária. Some-se a todos aqueles que, atualmente, encaminham aqui seus projetos de vida.
O ano de 2023 ainda anuncia os 30 anos de regionalização da Universidade, movimento que arraigou seu desenvolvimento ao de toda uma região. O crescimento da inserção acadêmica leva à difusão do saber, amplia o acesso às oportunidades, propõe parcerias e amplia horizontes. Hoje, para além das fronteiras regionais, o que é produzido na UCS reverbera a partir de trocas nacionais e internacionais, traduzidas em intercâmbios científicos, projetos e missões acadêmicas, além de acordos de cooperação.
Movimentos
A UCS segue atenta aos fluxos sociais e comprometida com a educação – o que pode ser conferido a partir de alguns movimentos do último ano. A formação de professores é pauta permanente, além das licenciaturas, por meio da formação continuada de docentes dos municípios e Coordenadorias de Educação. No âmbito da Tecnologia, novos cursos como Sistemas Embarcados, Gestão de Cooperativas e Gestão do Turismo; em bacharelado, Zootecnia. E para quem estava em dúvida na hora de ingressar no Ensino Superior, o UCS Talk 2022 reuniu estudantes para falar sobre todas as profissões. A ideia é facilitar o acesso a um universo que, para além da graduação, abraça desde a infância – com atividades como a Colônia de Férias – até a senioridade, via Programa UCS Sênior, atendendo a um público que cresce a cada dia.
A pesquisa segue orientada para o desenvolvimento, incentivada aos jovens pesquisadores e movida pelos alunos e docentes de carreira na pesquisa, que realizam projetos nos Programas de Pós-Graduação. Dentro deles, descobertas: uma nova espécie de fungo classificada, cuja linhagem foi isolada na Instituição, recebeu nome científico em homenagem à UCS: Penicillium ucsense. E a qualidade dos estudos produzidos pela Universidade foi reconhecida em avaliação pela CAPES, com destaque para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais, que obteve conceito de excelência internacional.
A inovação direcionou iniciativas: para além da representativa presença no ecossistema regional, e da interlocução com parceiros públicos e privados, o start das novas fases do Centro de Saúde Digital, com foco na medicina de precisão, e do TecnoUCS, com projeto de ampliação anunciado durante a primeira Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação. A dedicação ao novo também refletiu na concretização de projetos que conectam o ensino às possibilidades geradas pelo contato com a comunidade e a prestação de serviços, no que se destacam a inauguração do Centro de Coleta de Células-Tronco, as novas instalações do Instituto de Pesquisas em Saúde, o Instituto Hospitalar Veterinário, modelo em saúde animal, e até uma unidade do restaurante Dolce Italia, da Escola de Gastronomia, instalada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Em mobilização, junto a entidades públicas e privadas, o Centro Interprofissional para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista é um objetivo cada vez mais próximo.
As atividades da extensão seguem capacitando e aproximando a Universidade de seus públicos, em eventos como o UCS na Comunidade, de prestação de serviços e informação, o Vet Day, com foco em saúde animal, e as tradicionais apresentações da UCS Orquestra, e da nova Orquestra Jovem, que passou a oportunizar formação em música para alunos do ensino público.
Reconhecimento
Protagonista nos cenários em que se insere, a UCS manteve presença, em 2022 pelo quarto ano consecutivo, entre as melhores universidades do mundo e também da América Latina, conforme rankings da Times Higher Education, publicação mundialmente mais prestigiada sobre o Ensino Superior. Figurou novamente no QS Latin America University Rankings 2023, classificação definida como a maior já produzida para mapear as Instituições de Ensino Superior da América Latina, com destaque para o indicador científico.
Em relação que contempla instituições privadas e comunitárias, apareceu entre as 10 melhores instituições de ensino do Brasil ranqueadas pelo Guia da Faculdade, do jornal O Estado de S. Paulo, com 120 cursos de graduação estrelados.
Ainda, manteve presença entre as marcas mais lembradas do RS no Top of Mind RS 2022 da Revista Amanhã; entre as Campeãs da Inovação, na categoria Ensino & Pesquisa, do mesmo veículo em parceria com o IXL-Center; e entre as Marcas de Quem Decide do RS, levantamento do Jornal do Comércio junto à Qualidata.
Debate Global
A conexão global pelo saber foi potencializada no ensino e na pesquisa conectados às demandas sociais: a UCS passou a integrar o Programa Cátedras UNITWIN/UNESCO e, através dele, uma rede que envolve mais de 850 instituições em 117 países. A partir da iniciativa, sediará a cátedra Educação para a Cidadania e Justiça Socioambiental, fomentando debates na construção de pontes entre academia, sociedade civil e as comunidades locais.
Também, a partir do vínculo à Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da ONU, em reconhecimento aos expressivos trabalhos sobre fluxos migratórios, a Universidade passou a integrar uma rede articulada de Instituições de Ensino que trabalham com a temática da proteção internacional da pessoa humana. Por meio dessa rede, poderão ser pensadas ações na área do direito internacional humanitário, do direito internacional dos direitos humanos e do direito internacional dos refugiados.
Fonte: UCS
0 Comentários