O exemplo de superação do caiense Thomas
Nascido em São Sebastião do Caí e morador do município, Thomas Machado dos Santos Cousseau tem 19 anos e possui má formação congênita, impossibilitando-o de caminhar. Entretanto, no lugar da cadeira de rodas, o caiense afirma preferir usar um skate para deslocamento. “Eu me sinto mais livre, sem precisar depender da ajuda dos outros para fazer as coisas”, justifica.
Neste ano, visando a qualificação profissional, Thomas resolveu realizar uma formação junto com o ensino médio e optou pelo curso de Informática Fundamental no Senac de São Sebastião do Caí, onde conta com a carona de seu irmão para ir até a escola. “Com uma formação, posso conseguir trabalhar em algo que eu goste e se torna mais fácil de conseguir uma vaga no mercado de trabalho”, comenta.
Com o aprendizado, Thomas pretende, portanto, seguir na área e conseguir um emprego para ter sua independência financeira e ajudar em casa. Considerada uma das profissões que mais cresce no país, o técnico em informática pode atuar em diversas frentes, desde Suporte Técnico, passando por Hardware e Periféricos, Pesquisa e/ou Desenvolvimento Tecnológico, Informática Biomédica, Administração de Redes de Computadores e até Análise de Sistemas.
Para quem também enfrenta dificuldades, Thomas aconselha: “a única coisa que podemos fazer é aceitar as nossas dificuldades, lutar para superá-las, seguir de cabeça erguida e trilhar o próprio caminho como acharmos melhor. A qualificação profissional, por exemplo, serve para conseguirmos aprender e conhecer um pouco sobre o que desejamos fazer”.
0 Comentários