No Parque Centenário de Montenegro tem a aplicação da segunda dose nesta sexta-feira e a expectativa de drive-thru de primeira dose para amanhã - Crédito: Arquivo/FN

O Rio Grande do Sul recebeu na manhã de hoje, quinta-feira, mais um lote de vacinas contra o coronavírus. São 301 mil doses, das vacinas Oxford e CoronaVac. Após receber a nova remessa, os municípios poderão vacinar mais faixas etárias de idosos. Desde janeiro, o Rio Grande do Sul já recebeu 2 milhões e 861 mil doses de vacinas contra a covid-19.

A expectativa é de que com o recebimento de um número maior de vacinas, possa atingir em breve faixas etárias de idosos a partir de 60 anos no Estado. E após os idosos, a meta é vacinar outros grupos de risco, como pessoas com doenças graves e crônicas, como diabetes, hipertensão grave, pulmonar crônica, renal, cardiovascular ou cerebrovascular, transplantados, com câncer e obesidade elevada. A programação depende da remessa de novos lotes de vacinas.

Vacina contra a gripe

Na próxima segunda-feira, dia 12, inicia no Estado a vacinação contra a gripe, tendo como grupo de alvo inicial as crianças entre 6 meses e 6 anos, gestantes, e trabalhadores da saúde. Já a partir de 11 de maio deve iniciar a vacinação de idosos a partir de 60 anos, contra a gripe. E depois terá uma terceira etapa, a partir de 9 de junho, para pessoas com doenças crônicas, comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, profissionais da segurança e salvamento, do transporte coletivo e forças armadas. A orientação é de um intervalo mínimo de 14 dias com relação à vacina contra o coronavírus, para evitar efeitos colaterais.

Flexibilização

A expectativa do comércio e serviços é de redução nas restrições. O Governo do Estado estuda uma maior flexibilização nas atividades econômicas de produtos não essenciais, principalmente nos finais de semana. E o Governo do Estado também busca junto a Justiça a permissão para a retomada das aulas presenciais na educação infantil e séries iniciais. O governador Eduardo Leite ressaltou a importância do comprometimento dos municípios e da população, com relação a prevenção e a fiscalização.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here