Caí e Pareci entregam ao Daer pedido de cooperação para construção de nova ponte sobre o rio Caí
A necessidade de construção de uma nova ponte sobre o rio Caí, ligando os municípios de São Sebastião do Caí, Pareci Novo e Harmonia, voltou a ser tema de reunião. A demanda é antiga, já que a situação precária das três pontes estreitas do Matiel, onde só passa um veículo de cada vez, tem sido um obstáculo para o desenvolvimento da região. O trecho tem sido palco de diversos acidentes, além de necessidade de obras de manutenção, causando bloqueios e congestionamentos, justamente na principal ligação entre as maiores cidades da região, que são Montenegro e o Caí.
Muito já se falou, em anos anteriores, sobre a necessidade da construção da nova ponte. Foram discutidos locais e projetos, mas o maior entrave é a liberação de recursos, já que se trata de um trecho de competência do Estado. Chegou a se cogitar de construir uma ponte de ferro ou mesmo de concreto, em diversas reuniões, inclusive podendo servir como contenção para diminuir o impacto das enchentes. Entretanto, nada saiu do papel.
Na manhã de ontem, quinta-feira, 29 de fevereiro, o prefeito de São Sebastião do Caí, Júlio Campani, mais o vice-prefeito de Pareci Novo, Fábio Schneider, e pela Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Pareci, Juliana Arnhold, participaram de uma reunião com o Diretor Geral do DAER, Luciano Faustino, e com Pieper, assessor do Deputado Estadual Neri O Carteiro, para discutir este e outros assuntos.
Foi entregue ao Diretor Geral do DAER um pedido de formalização do Termo de Cooperação Técnica. Esse termo visa a criação de projetos de engenharia para a construção da nova ponte sobre o Rio Caí, ligando os municípios de Harmonia e Pareci Novo ao município de São Sebastião do Caí.
No encontro também foi tratado sobre a construção de galerias sob a ERS-124, no trecho de Pareci Novo, visando reduzir o impacto das enchentes do rio Caí. Nas próximas semanas está agendada uma reunião com a empresa STE – Serviços Técnicos da Engenharia, responsável pelos estudos técnicos para o DAER, sobre a construção das galerias.
Campani também solicitou ao DAER a realização urgente de uma reunião entre a Secretaria de Parcerias Público-privadas, a Concessionária CSG e a Prefeitura de São Sebastião do Caí. O objetivo é buscar alternativas para viabilizar e instalar empreendimentos ao longo da ERS 122. Isso ocorre, segundo ele, devido às frequentes negativas de viabilidade apresentadas pela CSG, alegando cumprir a Instrução Normativa 153/2023.
0 Comentários