Brigada estima em 130 mil pessoas na Festa dos 150 anos

Mesmo com a chuva no primeiro final de semana, evento foi além da expectativa e em junho tem mais uma grande festa no Parque Centenário: o São João do Montenegro - Crédito: Prefeitura

A Festa dos 150 anos reuniu o maior público da história de Montenegro e também um dos maiores da região. Uma multidão esteve no Parque Centenário durante os dez dias de programação. E a participação só não foi maior porque no primeiro final de semana teve muita chuva.

A organização do evento fez um balanço nesta segunda-feira, dia 15, avaliando que o resultado foi acima do esperado. Mais de 80 mil pessoas prestigiaram as variadas atrações, todas sem cobrança de ingresso. Já a Brigada Militar calculou um público ainda maior. Conforme a BM, o público estimado foi de 129.500 pessoas. Destaque para o show da banda Raça Negra, na última sexta-feira, que teve recorde de público, com cerca de 30 mil pessoas no Centenário numa única noite. A noite do reggae, com Chimarruts e Maskavo, também teve grande participação. E um grande público também esteve ontem, domingo, no Bailão dos 150 anos.

Multidão esteve no Parque Centenário nos dez dias de festa
– Crédito: Prefeitura

A Brigada Militar e a Guarda Municipal faziam, a cada dia, estimativas de público considerando o tamanho do Centenário e sua ocupação. Destaque para a segurança do evento, que teve ainda a contratação de uma empresa para garantir total tranquilidade aos frequentadores. Revistas e diversas ações de prevenção foram realizadas dentro e fora do parque. Destaque, ainda, para o apoio da Polícia Civil, Bombeiros e Polícia Rodoviária Estadual.

Esquema de segurança garantiu tranquilidade para o público, sem nenhum registro de incidente
– Crédito: BM

Chegou a ser instalada uma plataforma de observação elevada, com uma viatura de monitoramento de imagens e de reconhecimento facial que usa o banco de dados fornecidos pelos órgãos de segurança pública. O sistema recebe imagens de quaisquer fontes e localidades onde há câmera integrada à Secretaria de Segurança Pública do Estado para o espelhamento na plataforma. Os operadores monitoram a movimentação do público e auxiliam o trabalho das forças policiais, identificando as situações de risco que podem ocorrer no local.

Conforme a BM, em sua totalidade foram empregados cerca de 55 policiais militares e 20 viaturas policiais, para o policiamento ostensivo. O resultado foi que não houve qualquer incidente, sem registros de brigas, furtos e roubos.

Foram arrecadadas mais de 3 toneladas de alimentos
– Crédito: Prefeitura

Outro destaque foi para a solidariedade, já que foram arrecadadas mais de três toneladas de alimentos, que serão repassados para montenegrinos em situação de vulnerabilidade social.

Para o prefeito Gustavo Zanatta, a participação do público confirma a importância da festa e a celebração de um momento histórico. “Tivemos um número de pessoas maior que a própria população montenegrina. Fizemos uma festa para nossa gente, mas também atraímos pessoas de outras cidades e até estados, trazendo alegria e movimentando nossa economia”, avalia Zanatta.

O Parque Centenário está passando por um processo de revitalização, com várias obras. E com melhor estrutura, além de proporcionar a prática de esportes, lazer e entretenimento, vai ser palco de mais eventos. Entre 16 e 25 de junho acontece a 2ª edição do São João do Montenegro – o Maior São João do Sul do Brasil, com mais uma programação repleta de atrações, entre shows, apresentações de danças, parque de diversões, feira comercial e industrial, praça de alimentação e muito mais. E será mais um evento com entrada franca.

0 Comentários

Deixe um Comentário

10 − três =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página