Tupandi, Montenegro e Bom Princípio lideram o PIB Per Capita
O produto interno bruto, o PIB, representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos. No caso dos municípios, é um dos indicadores mais utilizados para ver como está a atividade econômica, servindo como um termômetro da economia. Quanto maior o PIB, maior sua atividade econômica. Ele é calculado através da soma de todos os bens e serviços, como produção da agricultura, indústria, comércio e serviços.
No final do ano passado, o Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e em parceria com o IBGE, divulgou a lista relativa ao ano de 2019, que foi o último levantamento realizado e divulgado em 17 de dezembro. Os maiores municípios do Estado, como Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Gravataí e Rio Grande, ocupam as primeiras cinco posições no PIB gaúcho. Interessante também é o levantamento do PIB per capita, em que é feita a divisão do produto interno bruto pelo número de habitantes de cada município. De forma proporcional a população, o PIB per capita dá uma noção mais exata da situação econômica de cada município de acordo com a sua população.
Vale do Caí
Maior cidade da região, Montenegro, com seus mais de 65 mil habitantes, tem o PIB mais elevado do Vale do Caí e inclusive subiu de posição no ranking do Estado, passando do 20º para o 19º lugar. Portão, que também integra a Associação dos Municípios do Vale do Caí (AMVARC), é o segundo colocado entre as vinte cidades da região. Depois vem São Sebastião do Caí, que tem cerca de 26 mil moradores e caiu uma posição, do 107º para o 108º, entre os 497 municípios gaúchos. Bom Princípio é o quarto colocado e vem crescendo. A cidade, de aproximadamente 14 mil habitantes, subiu duas posições no Estado, de 111º para 109º, se aproximando do Caí, mesmo tendo quase a metade da população em comparação com o município caiense. Depois vem Tupandi, que sempre foi destaque em desenvolvimento, pois com apenas 5 mil habitantes é o 5º na região, mesmo tendo caído no ranking estadual do 129º para o 132º lugar. Entre os cinco primeiros na região também está a Feliz, que subiu três posições no Estado, de 145º para o 142º lugar. Na outra ponta da tabela está Linha Nova, que é o menor município da região, o qual subiu do 482º para o 476º lugar.
No per capita, em que o PIB é dividido pela população, Tupandi é disparado o primeiro colocado, comprovando sua economia pujante e de grande desenvolvimento.
Montenegro, que é uma das principais economias do Estado, aparece em segundo no Vale do Caí. E depois vem Bom Princípio, que vem tendo um grande crescimento nos últimos anos. Barão, que tem o melhor Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) da região, também é destaque no PIB per capita, tendo um grande crescimento e ocupando agora a quarta posição no Vale do Caí. Logo depois aparece Alto Feliz e São Vendelino, além de Harmonia, Salvador do Sul e Feliz. São Sebastião do Caí, mesmo tendo melhorado um pouco o seu PIB percapita, é o 12º colocado no Vale do Caí. Em último na tabela da região está Capela de Santana, mas também obteve uma evolução no seu índice.
0 Comentários