Pix por aproximação inicia na sexta-feira

Entra em vigor na próxima sexta-feira, dia 28, o Pix por aproximação. A modalidade é semelhante a já usada por cartões de débito e crédito. Será possível realizar pagamentos e transações apenas aproximando o celular da tradicional maquininha, sem a necessidade de acessar os canais das instituições financeiras e inserir chave do destinatário, QR Code, CPF ou CNPJ.
O recurso só poderá ser oferecido por instituições que integram o Open Finance, ambiente de compartilhamento de dados entre instituições que prestam serviços financeiros no Brasil. De acordo com o Banco Central, a nova modalidade é dedisponibilidade facultativa, tanto para carteiras digitais, como para bancos e para provedores de máquinas de pagamento. Nesse sentido, é recomendado consultar o próprio banco para saber se a funcionalidade estará disponível.
No momento do pagamento, o pagador deve informar que deseja pagar com Pix. Em seguida, basta desbloquear o celular, aproximá-lo da maquininha, revisar se as informações estão corretas e confirmar a transição. Para pagamentos até R$ 200 não será necessário digitar senha. Outra inovação que será disponibilizada pelo governo federal em junho de 2025 será o Pix automático, recurso semelhante ao débito em conta. A funcionalidade vem em fase de desenvolvimento desde 2023. Com essa novidade, o usuário poderá autorizar, pelo próprio celular ou computador, a cobrança automática de pagamentos, sem a necessidade de autenticação (como senhas) a cada operação, facilitando pagar contas como de água, luz e telefone.
0 Comentários