Secretaria de Meio Ambiente realiza fiscalização às margens do Rio

Trabalho foi realizado com o apoio dos bombeiros militares - Crédito: Prefeitura

As margens do traçado urbano do Rio Caí, entre a divisa com Pareci Novo e o Morro Montenegro, foram alvo de uma operação conjunta de fiscalização nesta semana. O trabalho foi coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Montenegro (SMMA) e teve o apoio do Corpo de Bombeiros Militar. O objetivo é coibir novas intervenções na Área de Preservação Permanente (APP) e nos locais sujeitos à inundação.

De acordo com o secretário Ronei Cavalheiro, a SMMA implantará um cronograma de vistorias, promovendo um controle eficaz de possíveis intervenções na mata ciliar do Rio Caí. “Estamos trabalhando para evitar qualquer ação não autorizada, seja na APP do Rio Caí ou dos arroios que são seus afluentes”, ressalta. Nas visitas desta semana, não ocorreram autuações.

Ronei diz que a mata ciliar precisa ser preservada e recuperada onde não existe mais, pois seu papel na regulação do ciclo hidrológico e minimização das inundações é essencial. “Todos os municípios da Bacia do Rio Caí devem atuar sem medir esforços na fiscalização ambiental, e Montenegro está fazendo a sua parte”, conclui.

O monitoramento das margens e o combate ao desmatamento também é uma preocupação do Ministério Público, que tem sido parceiro das prefeituras nas ações de controle e mapeamento.

Trabalho foi realizado com o apoio dos bombeiros militares – Crédito: Prefeitura

0 Comentários

Deixe um Comentário

dezesseis − um =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password