Morre aos 102 anos a avó do prefeito Biriba, que foi símbolo do combate a Covid
Faleceu nesta terça-feira, dia 26, Eloína Gonçalves Born, aos 102 anos de idade.
Avó do prefeito Jefferson Schuster Born, o “Biriba”, de Barão, ela foi a primeira idosa a ser vacinada contra a Covid no Rio Grande do Sul, em 18 de janeiro de 2021. Vivia em um Lar de idosos em Porto Alegre, cidade em que acontece a despedida na tarde de hoje, com velório e cerimônia de cremação no Cemitério São Miguel e Almas.
Eloína nasceu em 24 de julho de 1921 e teve dois filhos, além de quatro netos e três bisnetos. Os seus 100 anos foram comemorados no Palácio Piratini, sendo recepcionada pelo governador Eduardo Leite e com músico da banda da Brigada Militar tocando o “Parabéns a você”.
Ela tomou todas as doses da vacina contra o coronavírus e na época disse que queria que a pandemia passasse logo para poder passear no shopping e fazer compras. Tornou-se um símbolo da esperança na luta contra a Covid. Nos últimos anos seguia lúcida e em sua rotina vendo televisão e ouvindo música, além de fazer compras pela internet, gostar de comer pastel e cueca virada, e tomar uma cerveja.
“Hoje nos despedimos desta vó alegre, vaidosa, sincera e que além das dificuldades da vida amava viver. E viveu intensamente até seus 102 anos. Muitos ensinamentos deixados, lições de perseverança e uma alegria que contagiava a todos”, postou o prefeito Biriba em suas redes sociais.
O governador Eduardo Leite também prestou homenagem. “Recebo com imensa tristeza a notícia da morte de Eloína Born, aos 102 anos, símbolo da luta contra a Covid, a primeira idosa vacinada no Estado. Tive a honra de celebrar seu centenário no Palácio Piratini e depois visitá-la no lar onde vivia”, escreveu.
0 Comentários