Começam as obras de instalação do pedágio em Capela de Santana

Obras na RS-240 em Capela de Santana iniciaram nesta semana e em seguida começam também no Caí

Começou nesta semana as obras para a instalação do pedágio de cobrança automática, na altura do quilômetro 30 da ERS-240, em Capela de Santana, próximo da divisa com Montenegro. Máquinas e caminhões estão colocando aterro nas margens da rodovia, na localidade de Segredo, entre as duas últimas pontes, no sentido Montenegro/Capela. Depois será feita a concretagem da base e a montagem do pórtico do free flow, para com câmeras e sensores para a leitura de placas e tags. A cobrança deve iniciar em fevereiro, quando a praça de pedágio de Portão será desativada.

Em seguida, devem iniciar também as obras na altura do KM 4,4 da ERS-122, no bairro Areião, em São Sebastião do Caí, onde está previsto outro pórtico de pedágio free flow, igualmente com previsão de início de cobrança em fevereiro. A cobrança será nos dois sentidos, com descontos para usuários mais freqüentes. Com o free flow, que significa fluxo livre, não terá cancelas e os motoristas não precisarão parar para pagar as tarifas. O pagamento pode ser feito por aplicativo, internet ou pontos fixos, até quinze dias, para evitar multa de trânsito. No final do mês passado o prefeito Júlio Campani, de São Sebastião do Caí, anunciou que teria conseguido a isenção de tarifas para os moradores dos bairros Areião, Conceição e São Martim. Residentes em localidades próximas do pedágio de Capela de Santana, como de Segredo, Paquete e Pareci Velho, também estão buscando obter isenção.

Já foi feita a montagem de um pórtico de free flow na ERS-446, entre Carlos Barbosa e São Vendelino, igual a estrutura que terá no Caí e Capela
– Crédito: Fabrício Braga Nunes/CSG

Campani também informou que estão previstos mais pórticos de free flow, diminuindo os valores das tarifas em cada ponto de cobrança automática. E disse que para agosto do próximo ano já deve ter um pedágio entre os quilômetros 19 e 20 da ERS-122, perto da divisa do Caí com Bom Princípio, entre as localidades de Vigia e Bela Vista. Futuramente mais pórticos devem ser instalados nas rodovias da região, dividindo os valores e ficando uma tarifa mais justa, por quilômetro quadrado.

Ainda não foi informado quanto aos valores das tarifas nos novos pedágios. Atualmente está em R$ 11,90 para automóveis na praça de pedágio de Portão, com cobrança em um só sentido, tendo aumentado 83% quando começou a concessão em fevereiro deste ano. Muitos motoristas têm utilizado o desvio em Portão, que foi asfaltado pela Prefeitura. Já nos novos pedágios será mais difícil o desvio. A Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) ainda não se manifestou sobre isenções e locais de novos pórticos de cobrança automática.

Base de serviço operacional (BSO) da CSG está sendo construída no KM 25 da RS-240 em Capela de Santana

 

Também está em construção uma base de serviço operacional (BSO) da CSG na altura do quilômetro 25 da ERS-240, na localidade de Divisa, junto ao chamado “morro das antenas”, em Capela de Santana. A base, como já existe em outras cidades, como Portão e Bom Princípio, pode ser usada por motoristas e passageiros como ponto de apoio, funcionando 24 horas, contando com banheiros, fraldários, água, totem de autoatendimento (inclusive para pagamento do pedágio), área de descanso e wi-fi, além de acessibilidade. E também deve contar com serviços de ambulância e guincho.

0 Comentários

Deixe um Comentário

1 × cinco =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página