Montenegro busca recursos para novas ações contra enchentes

Prefeito Gustavo Zanatta esteve reunido com o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capelluppi - Crédito: Prefeitura

O prefeito Gustavo Zanatta; o gerente de Contratos e Convênios, Sílvio Kaél; e o secretário de Gestão e Planejamento, Daniel Vargas, foram recebidos nesta quarta-feira, dia 29, pelo secretário de Reconstrução Gaúcha, Pedro Capelluppi e sua equipe. Durante o encontro, foi apresentado o projeto “Resiliência Climática e Macrodrenagem do Município de Montenegro”. É uma série de intervenções estruturais e sustentáveis voltadas à mitigação dos efeitos das cheias e à adaptação da cidade às novas condições climáticas.
O prefeito Gustavo Zanatta iniciou a apresentação destacando a importância das ações previstas. “Nós tentamos no Governo Federal, infelizmente não fomos contemplados”, ressaltou. “Estamos aqui, buscando de forma conjunta uma solução para um problema complexo que afeta parte da cidade”, acrescentou.
“O projeto nasce da necessidade urgente de modernizar a rede pluvial urbana, considerada obsoleta e insuficiente diante dos atuais volumes de chuva”, explica Sílvio. “Montenegro enfrenta, há anos, episódios recorrentes de inundação, agravados pelas características geográficas da cidade e pela intensificação de eventos extremos”, explicou o secretário Daniel Vargas.
A proposta contempla três eixos principais: a elaboração de um Plano de Resiliência Climática com soluções baseadas na natureza; a parceria estratégica com a Defesa Civil; e os estudos técnicos de macrodrenagem urbana. O investimento é estimado em R$ 30 milhões, sendo R$ 13,5 milhões destinados às obras prioritárias. O projeto prevê ações como a construção de bacias de retenção, a requalificação e ampliação de canais, e a implantação de infraestrutura verde de escoamento.
Segundo Sílvio Kaél, o município busca o apoio institucional e financeiro do Estado para viabilizar a execução parcial das obras. “O projeto é essencial para garantir a segurança hídrica, proteger vidas e promover uma adaptação sustentável à nova realidade climática”, descreveu.
O secretário Capelluppi elogiou a proposta e reafirmou o compromisso do Estado em apoiar ações voltadas à reconstrução e ao fortalecimento dos municípios gaúchos.

0 Comentários

Deixe um Comentário

três × 5 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password