Liberado o trânsito na primeira ponte baixa do rio Caí do Reconstruindo Conexões
No feriado de ontem, sexta-feira, 20 de setembro, foi oficialmente inaugurada a Ponte da Cooperação, em Vila Cristina, ligando novamente Caxias do Sul e Nova Petrópolis através de passagem sobre o rio Caí. Com recursos angariados pela campanha Reconstruindo Conexões, a ponte baixa fica nas proximidades da BR-116, cerca de um quilômetro acima da antiga ponte, que foi destruída pela enchente em maio.
Diversos grupos, incluindo cavaleiros, caminhoneiros, ciclistas, motociclistas, jipeiros e operadores de tratores participaram da cerimônia de inauguração. Uma família de cada município fez o corte da fita inaugural, sendo a primeira passagem feita por um cavaleiro pilchado e carregando a bandeira do Rio Grande do Sul. Depois foi a vez de representantes das comunidades, grupos de dança e outros, além de bênção ecumênica.
A travessia ocorrerá 24 horas por dia, em pista simples, com trânsito alternado, incluindo ônibus e caminhões, de até 40 toneladas. Já no trecho que liga o Vale do Caí ao centro de Nova Petrópolis o trânsito está liberado para veículos leves, que transitam em meia pista e são controlados por sinaleiras.
Outra ponte baixa, também construída através do projeto Reconstruindo Conexões, está em fase adiantada de obras em Feliz, onde a travessia em Picada Cará foi também destruída pela inundação. Estão sendo utilizados contêineres e preenchimento com concretagem para a base que servirá de passagem dos veículos sobre o rio Caí em Feliz. A previsão é de que até próximo mês o tráfego de veículos esteja liberado no trecho.
As obras das duas pontes baixas foram viabilizadas através da arrecadação de cerca de R$ 1,2 milhão, numa iniciativa de um grupo de empresários vinculados à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Gramado.
0 Comentários