Julgamento de Bolsonaro inicia nesta terça-feira

É aguardado com grande expectativa o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado. O julgamento está marcado para iniciar às 9h da manhã desta terça-feira, dia 2, no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Ainda não se sabe se o ex-presidente irá comparecer à primeira sessão ou permanecerá em casa, já que se encontra em prisão domiciliar e depende de autorização do relator do processo, ministro Alexandre de Moraes.
Serão cinco dias de julgamento, nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. Além de Bolsonaro, serão julgados: Alexandre Ramagem (ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência), Almir Garnier (ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), General Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional), general Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa), Walter Braga Netto (ex-ministro e candidato a vice na chapa de Bolsonaro) e Tenente-coronel Mauro Cid (ex-ajudante de ordens).
Os oito réus serão julgados por: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, Golpe de Estado, Dano qualificado e grave ameaça, Deterioração de patrimônio tombado. Em caso de condenação, as penas somadas podem resultar em até 43 anos de prisão a cada um dos réus. O deputado federal Alexandre Ramagem obteve suspensão de parte das acusações.
É a primeira vez que um ex-presidente da República é julgado por tentativa de golpe de Estado no Brasil, juntamente com generais que eram ministros. Nove advogados devem atuar na defesa de Bolsonaro e demais réus.



0 Comentários