Granizo na madrugada: perdas em mais de 100 hectares de plantações de uva
Comunidades do interior de Vale Real, principalmente Forqueta Baixa e Morro Gaúcho, foram atingidas por um forte granizo entre 3h30 e 4h da madrugada desta sexta-feira, 28 de novembro. Estimativas apontam que em torno de 100 hectares de plantações de uva foram danificados, causando prejuízos incalculáveis nessas propriedades.
Dados preliminares indicam que cerca de 50 propriedades rurais — a maior parte delas em Forqueta Baixa — foram atingidas pelo granizo. Os danos se agravaram em função do forte vento e da chuva intensa. Nesta manhã, ainda há granizo acumulado em diversas propriedades da comunidade.
Logo cedo, a secretária da Agricultura e Meio Ambiente, Viviane Andres; o responsável pela Defesa Civil Municipal, Fernando Schwantz; e os extensionistas da Emater/Ascar local, Sigismundo Woloszyn e Loraci dos Santos Woloszyn, visitaram as propriedades atingidas. Em parte delas, a perda na plantação de uva é total, e nas demais os prejuízos também são muito grandes. Plantações de pêssego, nectarina e caqui também sofreram danos expressivos.
Após percorrerem as plantações, ocorreu uma reunião na Prefeitura, com a participação do prefeito Marcelo Bettega, do vice Sérgio Barth, de secretários municipais, da Defesa Civil local, da Emater/Ascar e de técnicos da Defesa Civil Estadual. Foram definidas ações que serão tomadas a partir de agora para apoiar os produtores atingidos, incluindo a emissão de decreto de situação de emergência por parte da Prefeitura. “Estamos fazendo o levantamento de todos os danos, juntamente com a equipe da Emater e a Secretaria da Agricultura, mas certamente foram mais de 50 propriedades diretamente atingidas”, comenta Fernando Schwantz.
A secretária da Agricultura e Meio Ambiente, Viviane Andres, lamenta o ocorrido e todas as perdas. “A uva estava muito bonita e seria uma safra muito boa. Infelizmente, isso aconteceu durante a madrugada. Além da uva, nossos agricultores tiveram perdas muito expressivas em outras culturas que estão na fase de colheita, como o pêssego e a nectarina. E o caqui, que vai um pouco mais adiante, também foi prejudicado”, afirma.





0 Comentários