Eleição terá nova urna eletrônica
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está enviando 6.500 novas urnas eletrônicas para o Rio Grande de Sul, para utilização nas Eleições Municipais de 6 de outubro deste ano. A quantidade enviada é suficiente para que o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RS) prepare com tranquilidade as eleições, enquanto urnas atingidas pelas enchentes são avaliadas.
O primeiro lote, com 1.926 urnas, foi embarcado na última semana, em duas carretas, que chegarão ao estado até o dia 16. Outros dois caminhões foram abastecidos com mais 1.393 urnas, para entrega aproximada no dia 17. Os dois últimos lotes, com 3.181 urnas, serão coletados nos dias 22 e 23 de agosto e chegarão ao destino até os dias 29 e 30.
As novas urnas eletrônicas são um pouco maiores que as antigas, mas seu teclado e funcionamento são iguais. Agora o teclado fica logo abaixo da tela, facilitando a utilização do eleitor. Na eleição municipal o eleitor primeiro vai votar para vereador, digitando cinco números e confirmando. E depois para prefeito, com dois números e confirmando. Para votar precisa levar um documento de identidade com foto. E pode levar uma “colinha” para não esquecer os números dos candidatos.
0 Comentários