Defesa Civil entra em Alerta Vermelho em Montenegro

Rio está a menos de meio metro da cota de inundação

É grande o risco de elevação rápida das águas do rio Caí durante a noite de hoje e a próxima madrugada em Montenegro. A Defesa Civil está em Alerta Vermelho, com as equipes de salvamento e de acolhimento em prontidão.

De acordo com o coordenador Clóvis Pereira, o Governo do Estado emitiu um aviso sobre o alto risco de chuvas fortes nas próximas horas. Em alguns pontos, podem vir acompanhadas de vento, raios e granizo. “O Rio Caí ficou estável o dia todo, mas num volume alto de 5,5 metros. Estamos a apenas 50 centímetros da cota de inundação. Se chover forte, rapidamente ele vai transbordar”, explica.

O fato é que todas bacias hidrográficas do Estado estão cheias. A água não tem para onde escoar. Neste cenário, qualquer chuva mais forte já impacta no nível dos rios.

De forma preventiva, a orientação é que os montenegrinos que residem em áreas mais baixas devem erguer seus móveis e, se o Rio subir, sair imediatamente de suas casas. Um carro de som estará nas ruas a partir das 18h alertando a população. Quem precisar de ajuda pode ligar para os telefones 3632 2333 ou 193.

Na Serra, a régua da CPRM em Nova Palmira (Caxias do Sul) não apontou alteração no nível do rio, que está estável e inclusive baixando desde ontem. Em São Sebastião do Caí o rio também está baixando. Já em Montenegro está demorando mais para baixar devido ao represamento do rio Jacuí. E como falta apenas meio metro para a cota de inundação, a previsão de mais chuvas causa preocupação.

0 Comentários

Deixe um Comentário

dezoito − quatro =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página