Campanha incentiva eleitores a cadastrar a biometria

Cadastramento biométrico é feito em pouco minutos - Crédito: TRE RS

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) lançou a campanha “Sua Digital, Nossa Cidadania” para incentivar os eleitores e eleitoras que ainda não tiveram os dados biométricos coletados a efetivar a tal procedimento. A coleta de dados biométricos é gratuita e, nesse período de baixa procura, fica pronta em menos de 15 minutos. É um bom momento para fazer a biometria, já que a procura por atendimento é baixa, podendo realizar a coleta com comodidade em poucos minutos. Contudo, no próximo ano, com a proximidade do período final para atendimento, serão comuns longas filas que poderão durar até mais de 3 horas.

Além de conferir maior segurança ao processo de votação, já podendo ser utilizada na eleição do próximo ano, a biometria coletada na Justiça Eleitoral é também utilizada para atingir o nível Ouro no serviço “gov.br“, bem como para acesso ao benefício de prestação continuada. Em razão da pandemia e depois as enchentes, o procedimento de identificação biométrica haviam sido suspensos. Mas agora foi retomado.

O prazo final para realizar o cadastramento biométrico, além de tirar a primeira via do título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral e atualizar dados cadastrais é 6 de maio de 2026. Mas é importante não deixar para última hora.

O interessado pode verificar se já possui os dados biométricos coletados no aplicativo “e-Título”, que pode ser baixado no celular, ou no site do Tribunal Superior Eleitoral, no link https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/atendimento-eleitor, selecionando a opção “6. Consultar situação eleitoral”. Já o agendamento para atendimento pode ser realizado pelo site do TRE-RS (https://agendamento.tre-rs.jus.br/) para maior comodidade.

No Vale do Caí os eleitores devem procurar os cartórios eleitorais de São Sebastião do Caí (Rua Pinheiro Machado, 625 – centro); de Montenegro (Rua Bruno de Andrade, 1809 – bairro Timbaúva) e em Feliz (Rua Tiradentes, 713 – centro).

Bom Princípio é o segundo na lista dos municípios gaúchos com mais baixos índices de eleitores com biometria coletada. Com 65,39% dos 10.477 eleitores, fica atrás apenas de Bagé (59,39%). Por isso a importância de fazer o cadastro o quanto antes.

0 Comentários

Deixe um Comentário

2 × 5 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password