Bom Princípio vai recorrer do resultado do censo para não perder recursos

Pelo censo Bom Princípio aparece com 13.132 moradores, mas previsão era de mais de 14 mil habitantes - Crédito: Prefeitura de Bom Princípio

Bom Princípio é o único dos 19 municípios do Vale do Caí que pode perder recursos com o resultado do censo.

No Estado são 44 cidades que vivem a mesma situação, podendo ter queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). E por isso questionam os números do levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de estudar ingressar com recurso de forma administrativa e judicial. É que o número de habitantes do município, combinado com a renda per capita do Estado, determina o coeficiente e quanto à cidade vai ter de retorno de FPM, que é uma das principais fontes de recursos.

Pelo censo do IBGE, mais da metade dos municípios gaúchos tiveram queda na população. E muitos prefeitos afirmam que os números não correspondem à realidade, pela dificuldade que recenseadores tiveram de conseguir ter contato com moradores, sendo que muitas famílias não teriam informado dados. As Prefeituras têm prazo para recorrer ao IBGE até a próxima sexta-feira. E caso não consigam a revisão dos resultados, os prefeitos cogitam de recorrer à Justiça.

Ainda não se sabe ao certo quanto Bom Princípio deve perder de verba caso se confirmem os números do censo, mas a estimativa é de em torno de R$ 400 mil já no primeiro ano. Mas o município tem a expectativa de reverter o resultado, já que teriam ocorrido equívocos.

Chama a atenção que na última estimativa populacional, feita pelo IBGE em 2021, a população estimada de Bom Princípio era de 14.446 habitantes, superior inclusive a de Feliz que foi de 13.728. Entretanto, agora no censo Bom Princípio aparece com 13.132 moradores. Já a Feliz ficou dentro da estimativa, com 13.764 residentes. De acordo com a Prefeitura de Bom Princípio, só no cadastro da saúde há mais de 16 mil pessoas. Entre as questões, há discordâncias no que diz respeito às divisas com Tupandi, Harmonia, São Sebastião do Caí e Feliz. Exemplo disso é que localidades como Arroio das Pedras, Canto Calsing e Vale das Flores, que integram o território de Bom Princípio, no censo os moradores aparecem como sendo de Tupandi. Por isso a Prefeitura de Bom Princípio está recorrendo, solicitando o ajuste no mapa das divisas e na população.

0 Comentários

Deixe um Comentário

quinze − catorze =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página