Aumento do trânsito para desvio do pedágio deixa estrada do Passo da Taquara em condições precárias
Uma das principais alternativas como desvio do pedágio free flow instalado no km 4,6 da ERS-122, a estrada do Passo da Taquara está recebendo um grande fluxo de veículos. Mesmo com as Prefeituras de São Sebastião do Caí e Capela de Santana buscando realizar melhorias no trecho ainda em estrada de chão batido de mais de 3 quilômetros, inclusive com previsão de asfaltamento, a chuva dos últimos dias e o intenso movimento deixaram a via em condições precárias. E além dos usuários, os moradores da localidade são os que mais reclamam da situação.
Guilherme Oliveira, que mora na parte do Caí do Passo da Taquara, enviou fotos e vídeos mostrando as condições do trecho sem asfalto. “Está péssimo. Muito lodo e ficou crítica a situação para nós moradores. “Está terrível. Muitos caminhões passando e aí detonou tudo. Virou um barral”, completa. Ele diz que alguns motoristas também desviam pela estrada do Pinheirinho, que não tem asfalto. E outra alternativa é a Estrada da Tafona, que em sua maior parte (cerca de 4 quilômetros) também é de chão batido e muito estreita, inclusive dificultando a passagem entre veículos. Em ambas as estradas as Prefeituras do Caí e Capela também estão procurando realizar manutenção e melhorias, mas com o aumento de movimento e a chuva se torna mais difícil. Já em dias de calor o tormento é com a poeira. Além disso, os moradores se preocupam com a segurança, devido a velocidade elevada, solicitando a instalação de quebra-molas e pavimentação. “Uma vizinha já saiu gritando na rua por causa da poeira que entra para dentro de casa. É que antes não tinha todo esse movimento. Agora não tem condições”, diz Guilherme Oliveira.
De acordo com o vice-prefeito Mozar Hoff, que é o secretário municipal de obras, infraestrutura e serviços, a Prefeitura do Caí licitou na última quinta-feira o seu trecho de 1,7 quilômetro para pavimentação asfáltica da estrada do Passo da Taquara. Assim a parte do Caí estará asfaltada, faltando o trecho da Capela, que também deve ser pavimentado, conforme foi combinado entre os municípios. Mozar disse ainda que a equipe da secretaria de obras está trabalhando na recuperação da Estrada do Pinheirinho, com máquinas, caminhões e rolo compactador, realizando alargamento, limpeza de valas e colocação de material. E na Estrada Júlio de Castilhos, conhecida como da Tafona, Hoff afirma que está sendo feita a manutenção, com patrolamento e material.
Audiência Pública
Lideranças de São Sebastião do Caí, através da Prefeitura e Câmara de Vereadores, juntamente com o gabinete da deputada estadual Sofia Cavedon e Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado, estão organizando uma Audiência Pública, que vai acontecer na próxima segunda-feira, 15 de abril, às 18h, no Centro de Cultura do Caí. O objetivo é discutir o impacto da cobrança de pedágio na ERS-122 e buscar soluções para uma cobrança mais justa para os usuários da rodovia.
0 Comentários