Semana da Pátria fará homenagem ao Palácio Rio Branco

Sede da Prefeitura de Montenegro completa cem anos em 7 de setembro deste ano - Crédito: Prefeitura
Os festejos de 7 de setembro, neste ano, farão um culto ao principal prédio histórico da cidade. Uma edificação localizada no centro de Montenegro e que já foi palco de momentos e decisões que fizeram a diferença na vida de toda comunidade. O centenário e imponente Palácio Rio Branco será o tema municipal da Semana da Pátria 2022.
Sede da Prefeitura de Montenegro, o Palácio foi inaugurado em 7 de setembro de 1922, justamente na data em que se celebrou os 100 anos da Independência no Brasil. O espaço, no início, abrigou a antiga Intendência de São João de Montenegro. Aurélio Porto assumiu a intendência do município em 7 de setembro de 1920 e cumpriu o mandato de quatro anos, realizando importantes obras no município. A que mais se destaca, sem dúvida, é a da nova Intendência Municipal (hoje Prefeitura), situada na rua João Pessoa e utilizada até hoje. O prédio, construído em pedra grés, em estilo Renascentista, possui essa fachada imponente com aberturas verticais, acompanhadas de molduras e balaústres.
O Palácio foi idealizado pelo engenheiro Ernesto Zietlow, que nasceu na Alemanha e veio para o Brasil em 1882. Em 1912, assumiu na Intendência Municipal o cargo de Engenheiro das Obras Públicas. Nesta função, urbanizou a cidade, projetou e construiu pontes e estradas, ligando a sede aos distritos. Entre muitos prédios que construiu, destaca-se o da Prefeitura. Apesar dos problemas estruturais ocasionados pelo tempo e pela falta de manutenção, o Palácio Rio Branco ainda é palco de decisões que impactam diretamente na vida da comunidade montenegrina.
Para este ano está prevista uma restauração do Palácio Rio Branco. Por isso a sede da Prefeitura passará para outro imóvel, na Rua Ramiro Barcelos 2993 (antigo prédio da Padaria Kipão).
Fogo simbólico chega na segunda
A chama da Pátria passará pela cidade ainda em agosto. Na próxima segunda-feira, dia 15, às 8h30, a 85ª Corrida do Fogo Simbólico estará em Montenegro para o início da celebração. A centelha, trazida pela Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, será recebida em um ato solene. Inicialmente a chegada estava prevista para a frente do Palácio Rio Branco, mas o local acabou sendo transferido para a Estação da Cultura devido a previsão de chuva. Neste ano, haverá uma homenagem para a professora e ex-secretária de Educação Vera Rübenich Zanchet.
No próximo mês, ocorrerá o tradicional Desfile de 7 de Setembro, que não acontece desde 2019, devido à pandemia da Covid-19. A organização com as escolas e as entidades que vão desfilar já está sendo realizada pela Smec. O cronograma com horários e ordem do desfile serão informados mais próximo do evento.

0 Comentários

Deixe um Comentário

16 + onze =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página