Passeios no barco catamarã mostram lindas paisagens do rio Caí

Ainda restam vaga para passeio mais curto e para o retorno para Porto Alegre saindo do cais de Montenegro - Crédito: Guilherme Baptista/FN

Um velho sonho que se tornou realidade. A realização de passeios de barco pelo rio Caí, mostrando as belezas naturais, com uma paisagem deslumbrante. De pano de fundo, os morros Montenegro e São João, o pôr do sol, os peixes pulando, pássaros, a flora e fauna das margens. E mais música, teatro, vídeo no telão contando a história da imigração pelo rio. E isso tudo dentro de um barco, com todo o conforto e segurança.

O catamarã tem capacidade para até 70 pessoas e conta com toda a estrutura, incluindo também cozinha, bar, televisão, banheiro, sofás, bancos, mesas e até na parte superior uma visão privilegiada do passeio. Inclusive no catamarã costumam ocorrer eventos e festa. O proprietário do barco, Alexandre Hartmann, se emociona ao falar de seu retorno ao Vale do Caí, onde tem suas raízes em Bom Princípio e na Feliz. “Sempre fui ligado ao esporte da vela e o rio Caí. Acabei me envolvendo com o barco, fazendo passeios pelo Guaíba”, conta. O catamarã é um barco com dois cascos, que o deixa mais estável. O Barco Tur Caminhos do Rio, que está fazendo os passeios pelo Caí, tem quase 20 metros de comprimento, por seis de largura, com baixo calado, podendo navegar em locais de baixa profundidade.

As belezas do rio Caí podem ser apreciadas de dentro do barco
– Guilherme Baptista/FN

A viagem inaugural, realizada pela agência Belo Sul Turismo, saiu do Cais Embarcadero, junto a Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, no início da manhã de ontem, sexta-feira, dia 25. Os participantes do Vale do Caí e da Serra saíram cedinho em micro-ônibus e Van, de Montenegro para a capital. Após o embarque, percorreram os cerca de 70 quilômetros, em aproximadamente 7 horas de um passeio incrível, desde o Guaíba até encontrar o rio Caí, passando por outras embarcações, sob pontes como a móvel e a nova do Guaíba, a de ferro do trem em Nova Santa Rita e a da BR 386 (Tabaí/Canoas), além de avistar antigas olarias, morros, as barrancas cobertas de vegetação e muitas outras atrações. Durante o percurso foi servido café da manhã e almoço com churrasco, além de muita música com o grupo Girotondo, de Caxias do Sul, trazendo canções italianas, e apresentações teatrais de artistas formados na Uergs, lembrando a rota da imigração italiana e alemã para o Vale do Caí e a Serra. Na chegada, no cais do Porto das Laranjeiras, outro cenário fantástico, visto de dentro do rio. Turistas ainda participaram de um city tour por pontos turísticos de Montenegro.

O vice-prefeito e secretário municipal de indústria, comércio e turismo de Montenegro, Cristiano Braatz, que participou da viagem com o catamarã entre a capital e o Porto das Laranjeiras, acompanhado do diretor de turismo Jaime Buttenbender, comemora o momento histórico da volta da navegação. “É um resgate da nossa história”, destacou Cristiano, citando que o objetivo é incrementar outros projetos turísticos. “Temos um grande potencial turístico e vamos incentivar os empreendedores para investir na região”, completa Jaime.

Passeios no fim de semana

O catamarã continua em Montenegro no fim de semana. Ainda na sexta-feira, no final da tarde teve um passeio mais curto, para ver o pôr do sol no Morro Montenegro, contando inclusive com a participação do prefeito Gustavo Zanatta e outras autoridades. Ainda restam poucas vagas para o passeio das 14h30 com saída do Porto das Laranjeiras. É um passeio mais curto, com valor mais acessível. E também tem vagas para o passeio em que o barco retorna para Porto Alegre, este mais longo, de 7 horas, com saída às 9h da manhã de Montenegro. Demais passeios já estão lotados, comprovando o sucesso do Barco Tur. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 51-99947-7283, pelo WhatsApp.Além dos passeios de barco, tem ocorrido apresentações como de grupos de danças alemãs, gaúchas e afro, de Montenegro, Pareci Novo e Portão.  “É um roteiro temático, artístico e cultural”, explica Andrisa Mariano, diretora da Belo Sul. Ela diz que a intenção é trazer o catamarã mais vezes e realizar novos projetos de incremento do turismo na região. “Foi um roteiro teste pioneiro. Outros podem ocorrer em dezembro e no próximo ano”, diz Andrisa.

No catamarã participou um grupo de Caxias do Sul, de música e também outras pessoas. José Biachi, que está escrevendo o livro “Lavradores de enxada”, dedica um capítulo sobre o rio Caí e sua importância para a imigração italiana. “Destacamos no livro a vinda dos imigrantes italianos, alemães e de outras etnias, que vieram pelo rio Caí e por onde eram transportadas as mercadorias”, conta. Também de Caxias participou Eduardo Reis, do Centro de Memória da Câmara de Vereadores, ressaltou a importância da navegação. “Essa viagem reconstrói o trajeto dos nossos ancestrais. É importante fazer esse caminho como forma de honrar e homenagear os imigrantes”, entende.

O objetivo do projeto receptivo em Montenegro “Turismo é com a Gente” é de fomentar o turismo e a economia local, despertando o sentimento de pertencimento e aumentando a auto-estima da comunidade, revivendo os áureos tempos da navegação e do comércio da cidade e região, promovendo o turismo sustentável. Com isso vai impulsionar o comércio, artesanato, gastronomia, produtos coloniais, hotelaria, propriedades rurais, eventos, cervejarias e tudo que gira em torno do turismo na região.

Barco catamarã fica em Montenegro neste final de semana e realiza novos passeios
– Crédito: Guilherme Baptista/FN

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

cinco × cinco =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página