Crédito: Tiago Bald/Emater

Na última segunda-feira, dia 20, dentro da Semana da Citricultura de Harmonia, ocorreu um Dia de Campo sobre Controle da Mosca das Frutas. A ação se concentrou em propriedade rural da localidade de Vila Rica, abordando o ciclo biológico do inseto, bem como as iscas para monitoramento e outras estratégias de controle.

Os extensionistas da Emater/RS-Ascar Marcos Schäfer e André Volpato, além do técnico em Agropecuária da prefeitura, Renê Moscon, deram detalhes sobre o programa de monitoramento local da Anaestrepha Traterculus e da Ceratitis Capitata – espécies de mosca-da-fruta -, realizado com o apoio da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Ele visa a evitar a proliferação dos insetos, que comprometem a sanidade dos pomares do município.

Realizada desde 2021, a ação apoia os agricultores na instalação de iscas com atrativos alimentares – como Cera Trap, Success proteínas hidrolisadas e outras caldas –, que são instaladas em propriedades das localidades de Morro Peixoto, Morro do Cedro, São Benedito e Vila Rica. “Todos os produtos aplicados são registrados para uso na cultura do citros, respeitando ainda as condições climáticas e horários adequados para o manejo”, destaca André Volpato.

Anfitrião da atividade, o produtor rural Cláudio Burg destacou o impacto positivo no pomar de três hectares de citros, a partir da adoção do monitoramento e do controle da mosca. “Foi até difícil encontrar um fruto que estivesse comprometido para demonstração no dia de campo”, brincou, dizendo ainda ter tido pouco dano até o momento na safra.

Na estação sobre monitoramento, os extensionistas também indicaram o controle massal – com a adoção de 80 a 100 garrafas com iscas – para um controle mais efetivo, em caso de ataques mais intensos.

O Dia de Campo contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito Ernani José Forneck, o vice-prefeito Léo Lira e o supervisor da Emater/RS-Ascar Fábio Encarnação, além de secretários e representantes da cooperativa Sicredi.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here