Orquestra de Sopros de São Sebastião do Caí
Em 1998 foi criada a Banda Municipal de São Sebastião do Caí. Mas, infelizmente, no ano seguinte o grupo já estava desativado por diversos fatores. No início de 1999, a então Secretária de Educação Jane Bohn fez contato com o professor Davi Dessotti para convidá-lo a assumir o trabalho e redirecionar o foco, envolvendo alunos dos quatro cantos do município.
Acompanhado da Dirigente Cultural, Vânia Leão, o professor Davi visitou todas as escolas do município lançando a proposta de montar um grupo de alunos para, num primeiro momento, fazerem aulas teóricas de música.
No dia marcado compareceram mais de 130 interessados que foram matriculados e divididos em quatro turmas. As aulas eram realizadas no prédio da Biblioteca Municipal onde hoje funciona o Museu Histórico Vale do Cahy.
Durante alguns meses, os alunos foram sendo testados e uma seleção se fez necessária, pois o município dispunha de apenas dezoito instrumentos de sopro. Muitos alunos compraram seus próprios instrumentos e, assim, a primeira formação da Banda Municipal de São Sebastião do Caí teve vinte e oito integrantes e fez sua estréia no Natal daquele ano com um belíssimo concerto na Praça Cônego Edvino Puhl, para um grande público.
A partir de 2000, a Banda Municipal passou a realizar apresentações em diversos eventos do calendário oficial de São Sebastião do Caí, abrilhantando solenidades e festas com um repertório alegre composto de músicas alemãs, brasileiras, latinas, americanas e hinos pátrios.
Em 2001, com a mudança na Administração Municipal, o grupo continuou tendo um forte apoio do prefeito Léo Klein, que é músico, prova de que a Banda Municipal se tornara uma entidade importante para a comunidade e seu desenvolvimento cultural.
A partir de 2004 o grupo passou a se chamar: Orquestra de Sopros de São Sebastião do Caí, devido à sua formação, com instrumentos elétricos e repertório mais orquestrado incluindo temas de filmes, canções dos Beatles, samba, jazz e outros ritmos populares.
Em 2008, a Orquestra de Sopros de São Sebastião do Caí contava com 20 integrantes assim distribuídos:
- Quatro Trompetistas
- Três Trombonistas
- Dois Eufônios
- Dois Clarinetistas
- Dois Saxofonistas Alto
- Dois Saxofonistas Tenor
- Um Guitarrista
- Um Contrabaixista
- Um Tecladista
- Um Baterista
- Um Percussionista
- Texto original de 2008
0 Comentários