Deputado retirado à força pode ser cassado

Deputado federal do PSOL protestava contra processo de cassação - Crédito: Reprodução

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), que foi retirado à força da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, em Brasília, ontem, terça-feira, pode ser cassado. Ele estava sentado na cadeira do presidente da Câmara, Hugo Motta, por duas horas, até ser retirado à força por policiais legislativos.

Em uma decisão inédita, a TV Câmara cortou a transmissão durante o tumulto. Jornalistas foram retirados do plenário pelos policiais do Congresso. Mesmo assim foram registradas imagens da confusão, através de celulares dos próprios deputados, ganhando grande repercussão. A causa do protesto de Glauber Braga é sua possível cassação, já que é acusado de quebra de decoro parlamentar por agredir um militante em abril de 2024. E agora como desrespeitou o regimento interno, será submetido a outro processo.

No tumulto, a deputada Célia Xakriabá, também do PSOL, chegou a cair. E Sâmia Bomfim, deputada do PSOL e mulher de Glauber, tentou evitar que ele fosse retirado. O presidente da Câmara alegou que Braga desrespeitou o parlamento, mas garantiu que vai apuar possíveis excessos dos seguranças. Glauber Braga já tinha feito uma greve de fome por mais de uma semana em protesto contra o Conselho de Ética da Câmara, que aprovou a perda de seu mandato. A decisão cabe ao plenário e deve ser votada ainda neste ano.

0 Comentários

Deixe um Comentário

11 + 9 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password