Agergs aprova por unanimidade o início da cobrança nos novos pedágios
Aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 19, a sessão ordinária da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs), que analisou o relatório de obras do primeiro ano da concessão e aprovou por unanimidade o início da cobrança nos novos pedágios, entre eles em São Sebastião do Caí (km 4,6 da RS-122) e Capela de Santana (km 30 da RS-240), além de em Farroupilha, Carlos Barbosa e Ipê.
O prefeito do Caí, Júlio Campani, chegou a se manifestar durante a reunião on-line, ressaltando que era contrário aos valores apresentados nas tarifas, por considerar elevados. Elogiou os avanços da tecnologia free flow, mas mostrou preocupação quanto ao impacto financeiro e pediu a instalação urgente de novo pórtico na divisa com Bom Princípio para reduzir pela metade o valor da tarifa, de R$ 12,30 para automóveis, na altura do bairro São Martim. Mesmo sabendo do voto favorável dos quatro conselheiros ao início da cobrança, deixou registrada a sua indignação.
A conselheira presidente, Luciana Luso de Carvalho, compreendeu a posição do prefeito, mas esclareceu que “a Agergs não pode se furtar ao cumprimento do contrato, sob pena de ser apontada judicialmente”. “Não podemos rasgar o contrato. Podemos colaborar para qualificar”, completou, sobre a possibilidade futura de uma alteração contratual. Ela lamentou as críticas a Agergs, lembrando que cabe a agência apenas a análise do cumprimento do contrato, o que foi comprovado pela concessionária e nas vistorias realizadas, quanto às obras e investimentos previstos no primeiro ano de concessão.
Em cerca de dez dias, ou seja, até o final deste mês de março, a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha deve iniciar a cobrança nos novos pedágios, ao mesmo tempo em que o de Portão será desativado.
0 Comentários