Rio está baixando no Caí e Montenegro
São Sebastião do Caí não teve enchente. Pela régua da CPRM, que monitora a bacia hidrográfica do rio Caí, o rio chegou a 9m28cm no início da tarde de ontem, quinta-feira, dia 14. Portanto ficou abaixo dos 10m50cm da conta de inundação. E desde então começou a baixar, sendo que às 10h da manhã de hoje estava em 8m79cm.
Já em Montenegro chegou a ocorrer uma enchente de porte pequeno. Bem inferior as outras três ocorridas nestes três últimos meses, desde o primeiro ciclone de junho. Foi a quarta cheia no município em três meses. Pela régua da CPRM o rio chegou em 6m17 no início da madrugada desta sexta-feira, em torno de 1 hora, mas depois estabilizou e começou a baixar lentamente. Às 9h30 da manhã de hoje marcava 6m15, tendo baixado apenas 2 centímetros.
Mesmo com o grande volume de chuva de quarta-feira, que chegou a transbordar alguns arroios, o impacto no rio desta vez não foi tão grande. É que não choveu tanto na Serra, onde o rio praticamente não subiu. E desde ontem, quinta-feira, não está chovendo mais, inclusive tendo previsão de tempo bom no final de semana. Mas é importante a região estar preparada para o risco de ciclones, enxurradas, tempestades e vendavais, devido ao fenômeno El Niño. A catástrofe no Vale do Taquari mostra a importância de investir em prevenção.
0 Comentários