EGR garante que pagamentos estão em dia e rótulas devem estar prontas em novembro
A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) divulgou nota esclarecendo que os pagamentos à empresa responsável pela execução das obras nas rótulas da RSC 287 estão rigorosamente em dia. Conforme a EGR, o entrave que resultou na manifestação da manhã de ontem, quarta-feira, dia 16, em protesto contra o atraso nos pagamentos, está relacionado a um impasse entre as empresas envolvidas. A EGR garante ainda que as obras de pavimentação do novo contorno da travessia urbana de Montenegro não foram prejudicadas. “As etapas finais dos trabalhos contemplam a implantação da sinalização horizontal e vertical”, completa a nota.
No início da manhã, funcionários de uma empresa terceirizada bloquearam a saída de máquinas e caminhões do canteiro de obras, situado na margem da via lateral da RSC 287, no bairro Santo Antônio. Foram colocados caminhões para impedir a saída. “Não vamos deixar andar a obra enquanto não pagarem”, informaram os manifestantes, que alegaram estar protestando devido a dois meses de atrasos nos pagamentos. No meio da manhã de ontem, em torno de 10 horas, foi feito um acordo entre a RGS Engenharia, vencedora da licitação, e a Transporte Simas, contratada para a realização de serviços de preparação da base. E os trabalhos tiveram prosseguimento.
Término em novembro
A EGR informou que o andamento dos trabalhos está dentro do previsto no cronograma. Segundo o diretor-técnico, Luís Fernando Vanacôr, ocorreram alguns percalços com relação ao tempo e necessidade de alterações no projeto. “As obras foram aceleradas neste mês de novembro para concluir o mais urgente possível”, afirma, citando que a intenção é concluir ainda neste mês.
Em função das obras estão ocorrendo alguns bloqueios e mudanças no trânsito. Os motoristas devem ter atenção redobrada no trecho devido a movimentação de máquinas e operários. Além disso, falta sinalização e iluminação. A pista central, no sentido bairro Cinco de Maio/rodoviária, está bloqueada, com o trânsito sendo desviado para a via lateral.
Vanacôr diz que com as rótulas cheias, vai facilitar a travessia. Assim que estiver liberado o fluxo num dos sentidos, pode avançar até o refúgio central, e depois passar a outra pista. Também vai aumentar a segurança para a travessia de pedestres e ciclistas. As rótulas serão construídas nos cruzamentos da RSC 287 com as ruas Ramiro Barcelos (trevo do Ipiranga) e Coronel Antônio Inácio (trevo da Renauto).
Com relação às lombadas eletrônicas, que foram removidas do trevo perto da estação rodoviária, os controladores de velocidade deverão ser reposicionados em outro local. A Prefeitura já encaminhou solicitação para que os equipamentos sejam instalados no trecho do bairro Panorama, onde também existe dificuldade na travessia e não existem obras previstas nesta primeira etapa.
O diretor-técnico destaca que as obras na RSC 287 são de responsabilidade da EGR e com finalização prevista ainda na atual gestão estadual. “Outras obras, previstas no programa de concessão, serão de responsabilidade da concessionária que assumirá o trecho”, conclui Luís Fernando Vanacôr.
0 Comentários