Rio parou de subir em Montenegro e no Caí já baixou mais de 1 metro
O nível do rio Caí, que subiu bastante nos últimos dias devido as constantes chuvas, principalmente na Serra e região dos arroios, felizmente começou a baixar.
A enchente esteve bem próxima em São Sebastião do Caí, pois chegou ao limite para iniciar a cota de inundação. Na tarde de quinta-feira, dia 23, às 16h45min, a régua da CPRM na antiga barca do Caí marcou 10m47cm. E desde então estabilizou e não subiu mais. Portanto faltaram 3 centímetros para atingir a cota de inundação, que é de 10m50cm. No início da tarde de hoje a régua marcou 9m30 às 13h. Portanto, já baixou mais de um metro. Não foi necessária a remoção de famílias. Mesmo assim a água chegou a invadir ruas e áreas mais baixas, da zona ribeirinha do rio. E foi a vez que o rio mais subiu nos últimos tempos, elevando em mais de 6 metros desde terça-feira até ontem, deixando a Defesa Civil em alerta.
Em Montenegro o rio Caí subiu até o início da manhã de hoje, feriado municipal de São João no município. Chegou a 6m11cm, o maior nível neste ano, alcançando a cota de inundação que é de 6 metros na régua da CPRM. Mas aí estabilizou e começou a baixar lentamente, marcando 6m10cm às 13h30cm. Portanto, baixou 1 centímetro em uma hora. O problema é que o rio Jacuí, onde o Caí deságua, também está alto, represando a correnteza e demorando mais para baixar. Também não foi necessária a retirada de famílias, mas a Defesa Civil segue monitorando a situação, já que voltou a chover no município.
O volume de chuva foi grande, principalmente na região da Serra. Mas já estão baixando em cidades como Caxias do Sul, onde a régua da CPRM em Nova Palmira aponta que já baixou quase dois metros, após ter subido mais de 3 metros. Arroios, como o Forromeco e Cadeia, que são importantes afluentes do rio Caí, também estão baixando.
Ainda existe previsão de mais instabilidade, mas a chuva deverá ser num volume fraco a moderado. A torcida é para que não eleve ainda mais o nível do rio.
0 Comentários