Compra do Parque Tio Manduca para rodeios pode abrir espaço para área de eventos no Centenário
A Prefeitura de Montenegro encaminhou à Câmara de Vereadores, na manhã desta quinta-feira, dia 24, um projeto de lei que permitirá a compra do Parque Tio Manduca, situado no Passo do Manduca, próximo ao Rio Caí. Conforme a Administração Municipal, depois de muitas negociações, a aquisição ficará em R$ 1,5 milhão, mas ainda depende do aval dos vereadores. O prefeito em exercício, Cristiano Braatz, levou a proposta ao Legislativo, onde foi recebido pelo presidente Talis Ferreira (Progressistas). O CTG Estância do Montenegro, Piquete Laço da Amizade e CTG Acácia Negra foram representados na entrega do projeto por Luciano Gonçalves da Silva e Fábio Cabelo. A votação da matéria pela Câmara deve ocorrer nos próximos dias.
A compra é justificada com o argumento de que, entre as muitas atribuições do poder público, está a promoção do lazer e o resgate dos traços culturais esculpidos em nossa identidade pelos antepassados. “É sempre importante dizer e mostrar aos mais jovens o que nos trouxe e como chegamos até aqui. Neste contexto, o tradicionalismo, através de suas inúmeras manifestações, cumpre um papel muito importante, nem sempre com o respaldo que deveria receber”, afirma Cristiano.
Como parte deste esforço, é que a Administração Municipal propõe a desapropriação do Parque Tio Manduca, que tem 196.600,00 metros quadrados O espaço é ideal para a realização de grandes eventos, como rodeios e shows musicais voltados aos que desejam preservar as tradições gaúchas. Embora pertença à iniciativa privada, a área já sediou atividades do tipo. Além dos rodeios, foi palco de festivais de música, corrida de motos e outros eventos. Inclusive conta com banheiros, bar e arquibancadas em alvenaria, além de uma residência.
Atualmente, o Município de Montenegro possui uma cancha de rodeios no interior do Parque Centenário, mas o local é considerado inadequado e inseguro pela Prefeitura, pelo pouco espaço para a movimentação de animais de grande porte, como cavalos e gado, utilizados em provas de laço e gineteada. Já o Parque Tio Manduca reúne todas as condições exigidas. E fica junto ao Balneário Municipal Afonso Kunrath, o Baixio, que pode ter o espaço incorporado em caso de um grande evento.
Cristiano ressalta que a aquisição da área para a realização das atividades campeiras é um desejo antigo dos tradicionalistas, que gostariam de promover um maior número de atividades anuais, mas estão impedidos pela falta de um local apropriado. “Além disso, os rodeios e atividades artísticas mobilizam milhares de famílias o ano todo, tornando-se uma importante ferramenta, também, de promoção do turismo”, aponta. “Como se percebe rapidamente, estamos diante de uma grande oportunidade, com ganhos culturais e econômicos inegáveis, que transformam esta compra num excelente investimento”, conclui.
Caso a compra do Parque Tio Manduca seja aprovada pela Câmara e confirmada pela Prefeitura, abre um espaço para outras atividades no Parque Centenário. No mesmo local, por exemplo, já ocorreram jogos de futebol de areia. A Prefeitura já tem projetos para transformar o espaço numa área de eventos, podendo receber anfiteatro, food trucks e outras atividades. Para a estrutura, inclusive, pode ser buscar recursos federais, dentro do processo de revitalização do Centenário.
0 Comentários