Primeira idosa a ser vacinada contra a Covid-19 no Estado é avó do prefeito de Barão
Depois de meses de muita expectativa pelo desenvolvimento e disponibilidade de uma vacina capaz de combater a Covid-19, teve início, na noite dessa segunda-feira, dia 18, a imunização dos gaúchos contra a doença. Os idosos integram o grupo prioritário da campanha de vacinação. E a primeira senhora a receber a dose da Coronavac no Estado foi Eloína Gonçalves Born, 99 anos, que é avó do prefeito de Barão, Jefferson Schuster Born “Biriba” (Progressistas).
A informação de que Eloína seria a primeira idosa vacinada foi divulgada pelo jornalista Daniel Scola, do Grupo RBS. Biriba, contudo, já havia recebido a boa nova na tarde de hoje, avisado por uma diretora do Lar de Idosos Dona Care, de Porto Alegre, onde Eloína vem vivendo nos últimos anos. A aplicação da vacina teve cerimônia conduzida pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e foi transmitida pelas redes sociais do Governo do Estado. Leite inclusive salientou que nem mesmo o fato da vacinação ter iniciado tão tarde – por volta das 23h50 – tirou a disposição de Eloína.
“A última vez que falei pessoalmente com ela foi em fevereiro de 2020, antes da pandemia. Mas vinha mantendo contato através de videochamadas. Ela está lúcida e é muito importante para mim, não tenho palavras para externar o que estou sentindo (pelo fato da idosa receber a vacina)”, afirma o prefeito baronense.
Biriba viveu com a avó na capital dos 11 aos 15 anos de idade, tendo dona Eloína contribuído significativamente para sua formação. A senhora também passou alguns tempos em Barão, cuidando do pai de Biriba em sua luta contra um câncer que acabou por abreviar a sua vida.
O prefeito reforça que a equipe da Secretaria da Saúde de Barão está preparada para dar início à vacinação no Município. “Estamos aguardando ansiosos a chegada das vacinas. Está tudo certo para chegar amanhã (terça). Sabemos que é uma pequena quantidade e esperamos que as demais doses venham o quanto antes”, conclui.
0 Comentários