Nova variante da gripe tem casos suspeitos na região

Além de continuar a prevenção em relação ao coronavírus, outra preocupação agora é com o surto de uma nova cepa de gripe – a influenza A-H3N2, também chamada de Darwin, que está ocorrendo em vários estados.

No Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da saúde confirmou ontem 13 casos do mesmo subtipo dos surtos ocorridos no Rio de Janeiro e São Paulo. No Vale do Caí também ocorreram internações em Montenegro de pessoas que retornaram dessas regiões com surtos e apresentaram sintomas da doença. Embora não haja a certeza da presença da nova variante na região, é importante a prevenção através da vacinação e das mesmas medidas recomendadas contra a Covid-19, como o uso de máscara, distanciamento, higiene e limpeza. Mesmo que o Ministério da Saúde tenha informado que a vacina da gripe não garante imunidade contra a H3N2, ela reforça as defesas do organismo e reduz o número de casos mais graves que possam resultar em hospitalizações e até óbitos.

A maioria dos municípios ainda dispõe neste mês de vacinas contra a gripe nos postos de saúde. A vacinação contra a gripe ficou a baixo da expectativa, provavelmente porque na mesma época a maior preocupação era com a aplicação das vacinas contra o coronavírus. “Estamos fazendo um novo chamamento: as pessoas que ainda não tomaram a vacina contra a gripe devem procurar os postos de saúde para se protegerem”, recomenda a secretária municipal de saúde de Montenegro, Cristina Reinheimer. Pessoas que viajaram recentemente para os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Santa Catarina – onde há surtos confirmados – e que apresentarem sintomas gripais devem procurar os postos de saúde imediatamente. A vacina pode ser feita, inclusive, junto com a da Covid-19.

0 Comentários

Deixe um Comentário

13 + sete =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página